Vinícius Jr. nomeado embaixador da UNESCO
Vinícius Jr. recebe distinção (Foto: Real Madrid)

Vinícius Jr. nomeado embaixador da UNESCO

INTERNACIONAL02.02.202420:37

Jogador do Real Madrid é o segundo futebolista brasileiro a receber a distinção de Embaixador da Boa Vontade, depois de Pelé

Esta sexta-feira, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, distinguiu Vinícius Jr. como o novo Embaixador da Boa Vontade da organização, numa cerimónia realizada no centro de treinos do Real Madrid.

«Vinícius Jr. não é apenas um jogador de futebol excecional; ele também tem sido um defensor comprometido com a igualdade de oportunidades através da educação no Brasil. Ele é um modelo para toda uma geração, e a UNESCO tem a honra de contá-lo hoje entre seus Embaixadores da Boa Vontade», justificou assim Azoulay esta distinção para o jogador de 23 anos. 

Em comunicado, a UNESCO destaca o Instituto Viní Jr., criado pelo brasileiro em 2021 e que se baseia nas atividades desportivas para promover a educação em jovens de bairros desfavorecidos, ajudando-os a reconectarem-se com a escola. Assim, como embaixador, Vinícius terá como principal responsabilidade a promoção de educação – irá discursar em conferências internacionais da UNESCO e apoiar programas educativos da organização em todo o mundo.

Numa publicação na rede social X, Vinícius afirmou: «Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida.»

A UNESCO fez também questão de salientar as dificuldades que milhões de crianças têm em termos educativos: «Atualmente, 250 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à escola - um número que aumentou em 6 milhões desde 2021.»