Pavlidis, de pé direito, vai bater Diogo Costa e fazer um dos três golos com que brindou o FC Porto no triunfo encarnado por 4-1
Pavlidis foi o grande destaque do último FC Porto-Benfica ao marcar um 'hat trick' na vitória, por 4-1
Foto: IMAGO

+ VALIOSO Tropa encarnada com farda de gala no Dragão ao compasso do 'general' Pavlidis

FUTEBOL10.04.202505:00

Grego fez o primeiro ‘hat trick’ na Liga logo diante do arquirrival e garantiu o seu segundo triunfo semanal da época

Noite de gala das águias na casa do FC Porto, onde 82 anos depois (!) o Benfica voltou a marcar quatro golos — só o fizera em 1943 (4-2) — graças à memorável exibição de Vangelis Pavlidis, 26 anos, e O jogador mais valioso de A BOLA da jornada, autor de um hat trick que ficará para a História dos clássicos.

O primeiro benfiquista a consegui-lo no recinto portista marcou logo aos 42 segundos e ainda faria mais dois (o segundo, no qual deitou Nehuén Pérez no relvado, é de antologia) aumentando o seu pecúlio na Liga para 14 golos: 10 obtidos nas últimas nove jornadas contra apenas quatro nas 19 rondas iniciais. O ketchup soltou-se a 21 de janeiro com os três marcados ao Barcelona e a partir daí o único jogador encarnado presente em todas as jornadas da Liga (21 como titular) justifica amplamente os 18 milhões de euros pagos ao AZ Alkmaar pelo qual fez 80 golos em 137 jogos entre 2021 e 2024. E usando as palavras de Bruno Lage, a tropa encarnada lá vai marchando ao compasso dos golos do grego.

Destaque óbvio para Lacximicant, também autor de um hat trick nas Aves; e o lateral Frimpong que num livre indireto, e de cabeça, deu o triunfo moreirense em Barcelos. Referência ainda para Diogo Travassos (roubo de bola) e Jovane Cabral (disparo), decisivos no solitário golo do E. Amadora na Choupana; e a dupla Gustavo Sá (penálti sofrido e assistência) e Topic (golo), determinante na vitória famalicense em Arouca.

Numa jornada com um conjunto de resultados estranho — seis triunfos visitantes e só um caseiro, do V. Guimarães diante do Santa Clara — a liderança da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga de Viktor Gyokeres voltou a aumentar, pois mesmo sem vencer, o sueco — após quatro designações seguidas como o melhor em campo desta feita foi só a figura dos leões — marcou pela sexta jornada consecutiva na sequência do primeiro golo de livre direto alcançado pelo Sporting na Liga desde 2020/21!

Com o cruzamento para o quarto golo encarnado Kokçu (3.º) aproximou-se um pouco mais de Trincão — em claro défice físico não pontuou pela segunda semana seguida — tal como Akturkoglu (assistiu para o primeiro das águias) que em nítida subida de forma também ameaça subir ao pódio.

Sem novidades no top-10 realce para o salto de duas posições de Pavlidis (5.º), uma das quatro águias que perseguem o par leonino no topo há nove jornadas. Menção ainda para a acentuada progressão de Otamendi — o patrão encarnado dominou a bel-prazer a sua área e ainda marcou no clássico, pulando oito lugares para ser 11.º e segundo entre os defesas — numa ronda onde nos 30 da frente entrou Óscar Aranda.

Sugestão de vídeo

Exibições e golos do avançado grego do Benfica estão a convencer, sobretudo pelo que tem feito nos jogos grandes
0 seconds of 1 minute, 56 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Lamine Yamal Quando Tinha 12 Anos
01:27
00:00
01:56
01:56