Três jovens à procura de espaço

Sporting Três jovens à procura de espaço

NACIONAL05.06.202315:55

O Sporting está de férias, mas em  breve começará a nova época. Com o plantel em mudança - a saída de Ugarte a acontecer agora, deixamos os nomes de três jovens com desejo de se mostrar ao treinador Rúben Amorim.

Mateus Fernandes

É um médio de características mais ofensivas que foi lançado por Rúben Amorim nesta temporada. Entre Liga dos Campeões, Liga Europa, campeonato e Taça da Liga, Mateus Fernandes somou 7 jogos, num total de 264 minutos, sendo que em apenas dois deles foi primeira opção (curiosamente com o Marítimo, para o campeonato e para a Taça da Liga). Tem apenas 18 anos, não é ainda garantido que fique no plantel principal, pois existe a possibilidade de ser emprestado na próxima temporada a um clube de uma Liga mais competitiva e exigente. 

Dário Essugo
Dos jovens que o treinador sportinguista utilizou na presente temporada foi o que mais minutos granjeou  em 2022/2023. Esteve em dez jogos, cinco deles como titular (somou 406 minutos), o último dos quais frente ao Vizela, na despedida do leão na Liga.
Com a saída de Ugarte e, acima de tudo, com as respostas dadas esta temporada, tem lugar praticamente garantido no plantel da próxima época, pois, apesar dos seus 18 anos, é um jogador em quem Rúben Amorim reconhece capacidade para responder às exigências elevadas que a equipa terá em 2023/2024.

Mateo Tanlongo
Chegou apenas em janeiro, a custo zero, e destes três jovens que procuram ganhar espaço e afirmar-se de leão ao peito foi o único que não foi titular com Amorim. Mesmo assim, o médio defensivo foi o que esteve em mais jogos (14), mas o que somou menos minutos (162’). À partida, o médio argentino que há bem pouco tempo esteve no Mundial de sub-20 também terá lugar no plantel sportinguista, olhando para a próxima temporada como uma espécie de ano zero, ou seja, começar uma nova época de início e ao mesmo tempo que os seus companheiros.