Sporting: Gyokeres a fazer de Pedro Gonçalves
Pedro Gonçalves e Gyokeres, jogadores importantes para Rúben Amorim. CARLA CARRIÇO/ASF

Sporting: Gyokeres a fazer de Pedro Gonçalves

NACIONAL11.10.202322:00

Depois de Pedro Gonçalves, sueco é a referencia do ataque leonino; leva 8 golos em 9 jogos

Qualquer grande equipa tem um grande goleador. O Sporting, líder da Liga, apresenta-se agora com Viktor Gyokeres, mas já contou, nos últimos anos em que foi campeão, com Alberto Acosta (2000), Mário Jardel (2002) e Pedro Gonçalves (2021) como melhores marcadores. 

Na atual temporada, Rúben Amorim tem o sueco (6 gols em 8 jornadas), Lazlo Boloni fez alinhar o brasileiro (8/8) e Augusto Inácio apostou no argentino (3/8). Antes, Rúben Amorim beneficiou da capacidade goleadora de Pedro Gonçalves (9/8) e, como tal, Gyokeres está assim a representar o papel que 'Pote' cumpriu há três anos.

Vejamos outros dados. O Sporting venceu o Arouca, na 8.ª jornada da Liga, por 2-1, o que fez com que some agora 22 pontos. Até ao momento, o único deslize dos leões surgiu na visita ao Estádio Municipal de Braga, com o empate diante dos arsenalistas (1-1). 

Com a última vitória, em Alvalade, o Sporting igualou a pontuação que tinha à 8.ª jornada da época 2020/2021, quando se tornou campeão pela última vez, com Rúben Amorim ao leme. 

A grande diferença são os golos marcados e sofridos: Na segunda época de Rúben Amorim, os leões já tinham marcado 21 golos e apenas sofrido 5. Nesta temporada, os leões apontaram 17 golos, porém já concederam sete. 

No início do século, quando o Sporting foi campeão por duas vezes (1999/00 e 2001/02), ficou longe da pontuação atual à oitava jornada. No campeonato conquistado por Augusto Inácio, os leões acumulavam 15 pontos, fruto de quatro vitórias, três empates (Santa Clara, Estrela Amadora e Gil Vicente) e uma derrota (Alverca). 

Com Laszlo Boloni, o arranque não foi muito favorável. Venceu também por quatro vezes, mas perdeu em três partidas (Belenenses, Alverca e SC Braga) e empatou uma vez (em Leiria).

Curiosamente, Lazlo Boloni foi assistir ao Sporting-Arouca e acabou por encontrar Rúben Amorim, atual treinador leonino.