Sporting: festejos além do minuto 90 têm rendido
Sporting já marcou 79 golos na presente edição da Liga (Sporting CP)

Sporting: festejos além do minuto 90 têm rendido

NACIONAL10.04.202409:45

Leões já marcaram nove golos para lá da hora; Paulinho e Geny Catamo fizeram-no por duas vezes

Até ao lavar dos cestos é vindima, um provérbio popular que se pode adaptar na perfeição ao que se passa em campo, até o árbitro apitar para o final do jogo, entenda-se.

Isto para dizer que o Sporting, à semelhança do que aconteceu no último jogo, no dérbi com o Benfica, em que o golo da vitória (2-1) foi marcado já para lá dos 90 minutos, beneficiou de golos conseguidos no período de compensação em sete jogos do campeonato e um da Taça de Portugal.

Ao todo, os golos marcados em tempo de período extra renderam três vitórias aos leões, mais concretamente diante de Vizela (3-2), Farense (3-2) e Benfica (2-1), sendo que nos restantes jogos em que os golos surgiram em período e tempo extra os leões já se encontravam em vantagem. Refira-se que Paulinho e Geny Catamo já foram protagonistas, por duas vezes, a marcar fora de horas.

Mas os leões também já conheceram o reverso da medalha. Na deslocação à Luz, em jogo da 11.ª ronda, em que viram o Benfica ganhar com dois golos conseguidos quando o relógio marcava 90+4’, por João Neves, e 90+6’, com Tengstedt a assinar o tento da vitória.

Diga-se que o Sporting está entre os clubes que mais têm marcado além dos 90 minutos na Liga, a par de Benfica e SC Braga, com oito golos, enquanto o FC Porto festejou por cinco vezes.

Eficácia bem distribuída

Ainda no capítulo de golos marcados, a caminhada do Sporting pauta-se pelo equilíbrio. Estatisticamente, os leões marcaram 35 golos nos primeiros 45 minutos (mais dois no tempo extra, perante Estoril, na 16.ª jornada, goleada por 5-1, com Edwards a marcar aos 45+1’, e Vizela, na 18.ª ronda, vitória por 5-2, com Gyokeres a faturar aos 45+8’, Entre os minutos 46 e 90 foram 34 golos, sendo os restantes oito no tempo extra da segunda parte.

A título de curiosidade diga-se que, dos 722 golos que já foram marcados na presente edição da Liga, 68 foram conseguidos depois dos 90 minutos regulamentares.