Sporting entre os anfitriões menos simpáticos da Europa
Estádio José Alvalade, IMAGO

Sporting entre os anfitriões menos simpáticos da Europa

NACIONAL27.12.202308:00

Equipa de Rúben Amorim tem arrasado adversários em Alvalade para a Liga: 8 jogos, 8 vitórias; ninguém faz melhor e só PSV e Galatasaray conseguem ombrear com os leões

O Sporting não sabe receber em sua casa, o Sporting não é cortês, o Sporting não é, comprovadamente, um bom anfitrião. 

A equipa de Rúben Amorim é, isso sim, arrasadora para os convidados, para quem pisa solo verde e branco, para quem gostaria de levar boas recordações quando visita o Estádio de Alvalade no contexto de Liga. 

O leão comanda o campeonato e assenta tal liderança no fator casa, na força demonstrada perante os seus adeptos. Oito jogos em Alvalade significam, pois, oito triunfos e até o FC Porto (0-2) já sentiu o peso do Sporting na qualidade de anfitrião. 

A forma como a equipa está a aproveitar o fator casa é tão vincada que nem mesmo no plano internacional é fácil encontrar quem possa ombrear com o leão de Rúben Amorim, versão 2023/2024. 

Nas cinco principais ligas europeias, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, ninguém consegue desempenho tão limpo em casa. Na Premier League, Newcastle (mesmo com a derrota com o Nottingham Forrest) e Aston Villa são as equipas mais fortes entre as suas paredes, mas já cederam pontos, em Espanha o Atlético de Madrid empatou uma vez em 10 jogos, na Alemanha o Bayer Leverkusen também concedeu uma igualdade (Dortmund, 1-1). 

Os referidos desempenhos obrigaram, pois, A BOLA a prosseguir a sua demanda, seguindo o Ranking da UEFA. Nos Países Baixos encontramos, pois, o primeiro anfitrião em condições de pedir satisfações ao Sporting. Dá pelo nome de PSV, joga em Eindhoven, e quem passa por sua casa não sai sem marcas. 

Peter Bosz lidera o PSV Eindhoven (Foto: ANP/IMAGO)

Se a equipa de Rúben Amorim tem desempenho de 19-6 no que a golos marcados e sofridos diz respeito, o conjunto de Peter Bosz apresenta saldo de 26-4, nas mesmas 8 vitórias em 8 jogos. Aliás, a antiga equipa de Roger Schmidt, treinador do Benfica, tem registo impressionante a todos os níveis na Eredivisie: 16 jogos, 16 triunfos. 

Continuamos, pois, a descer no Ranking da UEFA e a liga turca, no 9.º lugar, tem outro clube imparável em casa e dá pelo nome de Galatasaray. Uma vez mais, 8 jogos, 8 vitórias, mas 20-6 em golos, praticamente gémeo do leão. 

Um passo abaixo mais e encerramos contas, tendo em conta o top ten do ranking europeu. Na Bélgica não há ninguém tão forte quanto a equipa de Amorim na condição de visitado.

Exclusivo de um quarteto

Quatro equipas saíram de Alvalade sem golos para a Liga, entre elas o FC Porto. As outras são Famalicão, Moreirense e Rio Ave.

Por outro lado, a proeza de ameaçar Alvalade pertenceu a Vizela (2-3), Arouca (1-2), Estrela da Amadora (2-3) e Gil Vicente (1-3), que esteve a vencer e até pode queixar-se da infelicidade de ter feito um autogolo. 

No fim de contas, ninguém venceu para contar a história e Alvalade continua a ser morada inexpugnável na Liga 2023/2024.