Sporting entra num mês de autêntica roda-viva
Sporting (D. R.)

Sporting entra num mês de autêntica roda-viva

NACIONAL23.11.202309:30

Três jogos da Liga em que é proibido deslizar, sob pena de permitir fugas na liderança; Taça de Portugal é a eliminar; ainda há contas de apuramento a fazer na Liga Europa e na Taça da Liga é preciso pontuar para chegar ao play-off

O Sporting tem um mês de frenesim. Envolvidos em várias frentes, os leões serão postos à prova, já que em nenhuma das competições podem escorregar, sob pena de não conseguirem alcançar os objetivos. 

É certo que a época foi planeada já com conhecimento do calendário, mas, chegou o momento de colocar em prática a teoria, fazer face a quatro frentes em que o intuito dos leões é comum: vencer.    

Vamos por partes. No domingo, o Sporting recebe o Dumiense, equipa que milita no Campeonato de Portugal, em jogo referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, troféu que Rúben Amorim já assumiu querer vencer. «É um momento importante na carreira dos jogadores. Se calhar, é o dia mais especial, tirando quando somos campeões. O dia da final da Taça de Portugal é algo que todos os jogadores querem viver, e estaria a mentir se dissesse que não temos muita vontade de fazer o pleno em termos de competição em Portugal. Queremos muito vencer a prova. Que seja já este ano», disse o treinador na antevisão do jogo com o Ol. Moscavide, na última ronda, quando o Sporting entrou em prova. Portanto, tratando-se de um jogo a eliminar, diante de um adversário de escalão inferior, os leões têm a responsabilidade de ganhar.   

Saiba tudo o que disse Rúben Amorim

1 novembro 2023, 16:29

Saiba tudo o que disse Rúben Amorim

Treinador fez a antevisão ao jogo com o Farense, referente à 2.ª jornada do Grupo C da Taça da Liga, jogo marcado para as 20.15 horas de amanhã, quinta-feira, no Estádio de Alvalade

Quatro dias depois o Sporting desloca-se a Itália para defrontar a Atalanta, em jogo da 5.ª jornada o Grupo D da Liga Europa, em que uma derrota - o Sporting perdeu em Alvalade com a Deusa, por 1-2 – pode complicar as contas do apuramento, sendo que Rúben Amorim já afirmou que o intuito é «passar em primeiro lugar, objetivo que não muda porque perdemos contra a Atalanta e tornou tudo mais difícil. Mas, enquanto matematicamente, for possível, queremos o primeiro lugar».

Depois, seguem-se dois jogos de Liga que, diga-se, são ossos duros de roer: Gil  Vicente, em Alvalade, e visita ao V. Guimarães. Ora, a derrota no dérbi na Luz, por 1-2, faz que o Sporting não se possa dar ao luxo de tropeçar, correndo o risco de ver o Benfica distanciar-se na liderança do campeonato.   

Os próximos sete jogos do Sporting

ProvaAdversário Data
Taça de PortugalDumiense (c)26/11
Liga Europa         Atalanta (f)30/11
LigaGil Vicente (c) 4/12
LigaV. Guimarães (f)               9/12
Liga EuropaSturm Graz (c)   14/12
LigaFC Porto (c) 18/12
Taça da LigaTondela (f)          23/12

Há ainda a receção aos polacos Strum Graz, no último jogo da fase de grupos da Liga Europa, e nova prova de fogo na Liga: receção ao FC Porto, adversário direto na corrida ao título. 

Em véspera de consoada, outra prova: Taça da Liga, num encontro em casa do Tondela, em que os leões têm de pontuar para garantir presença no play-off. Um troféu especial para o treinador leonino, que já o conquistou por nove vezes – seis enquanto jogador: cinco pelo Benfica e uma pelo SC Braga e três como treinador: duas pelo Sporting e uma pelo SC Braga - e continua a dar-lhe especial atenção, realçando que faz parte do lote de títulos que o Sporting pretende conquistar: «Não vou estar a escolher entre as competições, mas em caso extremo de dúvida vou sempre cair um bocadinho para o campeonato. Mas temos a obrigação de lutar pela Taça da Liga, de Portugal e ir longe na Europa.» 

Plantel para gerir

Tendo em conta toda a atividade que se avizinha durante um mês, Rúben Amorim tem pela frente um desafio interessante: fazer a gestão do plantel, garantindo um Sporting à altura nestes sete jogos que poderão ser de capital importância para definir o futuro da temporada. Contando sempre com a possibilidade de castigos, lesões e imprevistos. 

Para já, é certo que Fresneda é carta do baralho. Recorde-se que o lateral-direito submeteu-se a intervenção cirúrgica para correção de instabilidade do ombro esquerdo, enfrentando paragem, de pelo menos, três meses. Em dúvida para o jogo de domingo, com o Dumiense, está Geny Catamo, em fase de recuperação devido a lesão no adutor direito.