Schmidt pressiona por um guarda-redes

Benfica Schmidt pressiona por um guarda-redes

NACIONAL27.07.202300:07

Prioridade à baliza. A contratação de mais um guarda-redes para juntar a Odysseas Vlachodimos tem sido um dos temas em destaque na agenda da SAD encarnada ao longo deste defeso e irá conhecer novos desenvolvimentos nos próximos dias. Roger Schmidt tem mantido Samuel Soares, 21 anos, em testes ao longo desta pré-temporada mas o treinador alemão não abre mão da necessidade de contratar um concorrente para o internacional grego. O objetivo estava identificado e não foi pela fífia que o jovem guarda-redes formado no Seixal deu no particular com o Burnley que o tema voltou a ganhar caráter de prioritário. Já o era antes disso.


Em cima da mesa continua a estar o nome de Bento Matheus Krepski. É ele o alvo selecionado pela estrutura do futebol encarnado para reforçar a baliza e apesar da resistência do Athletico Paranaense as águias acreditam na possibilidade de trazer o guarda-redes de 24 anos para a Luz neste verão. O Benfica já colocou na plataforma negocial a possibilidade de avançar com €10 milhões para a transferência se concretizar, valor que numa fase inicial os brasileiros entendiam como aceitável para fazer avançar o processo, mas depois considerado insuficiente pelos dirigentes do Athletico.


Foi este braço de ferro invisível que levou à estagnação das negociações. Do lado da SAD encarnada não há propriamente abertura para aumentar significativamente a oferta, até porque Bento Krepski já fez saber que a vontade dele é a de jogar na Europa e nesse sentido o Benfica tem a porta aberta para ele. Do lado de lá do Atlântico a vontade passa por puxar ao máximo por quem pretende comprar. O Benfica, que já teve o diretor desportivo Rui Pedro Braz no terreno, leia-se no Brasil, em negociações admite voltar à carga nos próximos dias, colocando nova oferta na mesa e possivelmente juntando a possibilidade de o valor da transferência ainda crescer no futuro mediante o estabelecimento de bónus ou cedência de parte de futura venda.


Certo é que tanto Roger Schmidt como os responsáveis da SAD encarnada querem ver este tema resolvido rapidamente. Os prazos inicialmente definidos - arranque da pré-época - já se esgotaram há muito e o tema só deixou de ser visto como mais urgente porque, tudo indica, deixou de pairar o risco de Vlachodimos não estar presente na Supertaça, tendo em conta que está a decorrer um processo de inquérito aberto pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após palavras proferidas no final do jogo da época passada com o FC Porto, no Dragão, que poderá resultar em  castigo. Mas tudo leva a crer para que o processo não fique fechado antes da Supertaça.


O plano, recorde-se, para contratar guarda-redes passa por fazer chegar um jovem já com alguma experiência, capaz de concorrer com Vlachodimos pela titularidade, embora o internacional grego, pelo conhecimento que tem da equipa e do futebol português, parta em vantagem para se manter à frente das redes.  
Por outro lado, a contratação de reforço para a baliza permitirá também a rodagem de Samuel Soares por equipa que lhe proporcione tempo de jogo. Tanto a equipa técnica como os responsáveis pelo futebol acreditam nas potencialidades do jovem formado na academia, mas entendem que está numa fase em que necessita de ter minutos de competição. Para crescer,  ganhar maturidade e experiência.


Bento é, então, a aposta que se mantém. Mas também é certo que a espera pelo brasileiro não será eterna. Há alternativas no bloco de notas dos scouts encarnados. E até já existiram sondagens que, ainda assim, até agora não resultaram em avanços concretos.