SC Braga vence Sporting e está na final da Taça da Liga
Festa arsenalista após o golo apontado por Abel Ruiz diante do Sporting. (Foto: MIGUEL NUNES/ASF)

Allianz Cup SC Braga vence Sporting e está na final da Taça da Liga

NACIONAL23.01.202421:55

Abel Ruiz marcou o golo que ditou o triunfo dos arsenalistas diante dos leões; formação de Alvalade teve intenso domínio, criou as melhores situações para marcar (enviou, inclusivamente, três bolas aos ferros!), mas o desperdício na finalização saiu bem caro ao conjunto orientado por Ruben Amorim; guerreiros do Minho aguardam por Benfica ou Estoril na decisão do próximo sábado

O SC Braga está na final da Allianz Cup / Taça da Liga! Os arsenalistas derrotaram o Sporting, por 1-0, com um golo apontado por Abel Ruiz, aos 65 minutos, e já reservaram lugar na grande final, agendada para as 19.45 horas do próximo sábado.

O Sporting, pode dizer-se, pagou (bem) cara a falta de eficácia. Os leões dominaram o jogo quase por completo, dispuseram das melhores situações para marcar, mas quem desperdiça tanto como a formação leonina desperdiçou, arrisca-se a... sofrer. E a perder. Foi exatamente o que aconteceu.

Matheus foi o garante do nulo ao intervalo, com várias intervenções de excelente nível, mas na primeira parte o guarda-redes brasileiro dos bracarenses bem pode agradecer, também, aos ferros. Pedro Gonçalves e Nuno Santos, este por duas vezes, viram o poste e a barra da baliza arsenalista negarem-lhes o golo e, dessa forma, o descanso chegou com o nulo a imperar.

Na etapa complementar continua por cima o conjunto orientado por Ruben Amorim, mas Viktor Gyokeres e companhia estavam mesmo em noite 'não'. O Sporting porfiou, explorou as faixas laterais, tentou o jogo interior, mas as coisas nunca saíram como os jogadores pretendiam. Além disso, e porque é da mais elementar justiça salientar, a organização defensiva do SC Braga foi praticamente exemplar.

E como se diz há tantos anos no futebol, quem não marca... sofre. Além de já estarem a desesperar pelo facto de o golo não aparecer, os adeptos do Sporting ainda tiveram mais um balde de água... gelada: aos 65 minutos, e na sequência de um cruzamento da direita de Rodrigo Zalazar, Abel Ruiz, no coração da área, teve cabeça para bater Franco Israel e colocar os guerreiros do Minho na frente.

Assistiu-se, depois disso, à natural reação do Sporting, mas a verdade é que a pontaria continuava desafinada. E, nessa fase, os leões jogaram quase sempre mais com o coração do que com a cabeça.

O desacerto leonino manteve-se até final e a festa acabou mesmo por ser bracarense. O emblema minhoto está apurado para a final da Taça da Liga, esperando, agora, pelo adversário desse jogo e que sairá do duelo desta quarta-feira entre Benfica e Estoril.

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! SC Braga 1 Sporting 0

Um golo de Abel Ruiz, aos 65 minutos, colocou os arsenalistas na final da Taça da Liga!

90+1': Remate de Pedro Gonçalves, à entrada da área, com a bola a sair à figura de Matheus. O guarda-redes brasileiro do SC Braga não teve problemas em encaixar.

Quatro minutos de tempo adicional mínimo.

88': Substituição no SC Braga, com a saída de Rodrigo Zalazar para a entrada de Serdar.

87': Remate forte de Trincão, de longe, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza defendida por Matheus.

81': Cartão amarelo a João Moutinho (SC Braga).

79': Substituição no SC Braga, com a saída de Álvaro Djaló para a entrada de Roger.

77': Substituição no Sporting, com a saída de Marcus Edwards para a entrada de Daniel Bragança.

75': Duas grandes oportunidades para o SC Braga na mesma jogada! Primeiro, num remate potente de fora da área, Víctor Gómez obrigou Franco Israel a uma defesa de recurso, e, depois, na recarga, Ricardo Horta também tentou a sua sorte, mas o guarda-redes uruguaio dos leões voltou a realizar uma excelente intervenção.

Abel Ruiz já não marcava desde o passado dia 7 de outubro. Nesse dia, jogava-se, então, a 8.ª jornada da Liga, o ponta de lança espanhol deu a vitória ao SC Braga na receção ao Rio Ave (2-1).

69': Grande oportunidade para o SC Braga! Erro de Franco Israel e Rodrigo Zalazar, em excelente posição para marcar, viu o seu remate bloqueado por um adversário. Os jogadores dos minhotos pediram penálti, Nuno Almeida, árbitro da partida, ainda aguardou pela comunicação do VAR, mas, alguns instantes depois, mandou jogar.

69': Dupla substituição no Sporting, com as saídas de Sebastián Coates e Ricardo Esgaio para as entradas de Matheus Reis e Paulinho.

Golo do SC Braga!

Está aberto o ativo em Leiria. À passagem do minuto 65, Rodrigo Zalazar cruzou da direita e Abel Ruiz, à ponta de lança, fugiu à marcação dos centrais leoninos e cabeceou para o fundo das redes da baliza de Franco Israel. Está na frente o SC Braga!

64': Outra vez o Sporting e outra vez Nuno Santos! Cruzamento da direita de Viktor Gyokeres e o número 11 leonino, já dentro da área, remata de primeira, de pé esquerdo, por cima da barra da baliza de Matheus.

61': Substituição no SC Braga, com a saída de Pizzi para a entrada de Abel Ruiz.

59': Grande oportunidade para o Sporting! Pedro Gonçalves, em zona frontal e com tudo para marcar, atira ao lado do poste direito da baliza defendida por Matheus. Continua a desperdiçar o conjunto leonino...

Estão 18.504 espectadores no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Estes números significam uma taxa de ocupação de 94% do anfiteatro leiriense.

54': Grande oportunidade para o Sporting! Viktor Gyokeres, lançado em profundidade, entrou na área com o esférico controlado e, de pé esquerdo, rematou cruzado levando a bola a tirar tinta ao poste esquerdo da baliza de Matheus.

Serdar, Diogo Fonseca, Joe Mendes, Roger e Abel Ruiz fazem exercícios de aquecimento do lado do SC Braga.

50': Passe longo de Hjulmand, bem medido, a bola seguiu na direção de Trincão, que fugiu à marcação dos centrais bracarenses, mas depois de dominar com o peito e entrar na área contrária, o esquerdino do Sporting viu Matheus sair rapidamente da baliza e encaixar o esférico.

Matheus Reis, St. Juste, Dário Essugo, Daniel Bragança e Paulinho fazem exercícios de aquecimento do lado do Sporting.

Não há alterações em nenhuma das equipas. Artur Jorge e Ruben Amorim decidiram não mexer e, dessa forma, regressaram ao terreno de jogo os mesmos 22 artistas que haviam começado o desafio.

Início da segunda parte!

O pontapé de saída pertenceu, agora, ao Sporting.

Intervalo! SC Braga 0 Sporting 0

Ainda tudo em branco nesta primeira meia-final da Taça da Liga. Mas se o marcador ainda não funcionou, os arsenalistas bem podem agradecer a Matheus e... aos ferros. Porque além das excelentes intervenções já protagonizadas pelo guarda-redes dos minhotos, também a barra e o poste foram 'inimigos' de Nuno Santos. O SC Braga até teve a primeira oportunidade do jogo, quando Ricardo Horta, logo aos 2 minutos, rematou de calcanhar para defesa de Franco Israel, mas, depois disso, não mais houve situações de perigo iminente junto à baliza leonina.

Um minuto de tempo adicional mínimo.

45': Cartão amarelo a Viktor Gyokeres (Sporting).

45': Nova oportunidade para o Sporting se adiantar no marcador! Nuno Santos, à esquerda, rematou de trivela e fez a bola bater no poste antes de sair pela linha final.

43': Mais uma grande oportunidade para o Sporting! Jogada individual repleta de nota artística de Eduardo Quaresma que, depois de tirar dois adversários do caminho e de invadir a grande área contrária, pelo corredor direito, rematou cruzado e fez  bola passar muito perto do poste direito da baliza de Matheus.

37': Grande oportunidade para o Sporting! Pontapé de canto batido à direita por Trincão, a bola acabou por chegar a Nuno Santos que, à entrada da área, desferiu um autêntico míssil que embateu com estrondo na barra da baliza de Matheus. Que momento do número 11 leonino (o travessão ainda está a estremecer)!

34': Novamente os guerreiros do Minho a tentarem visar a baliza dos leões. Desta feita, de meia distância e com Rodrigo Zalazar como protagonista. Porém, o remate (forte) do médio uruguaio saiu ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Franco Israel.

33': Tenta responder o SC Braga. Transição rápida conduzida por Pizzi que, já nas imediações da grande área leonina, tentou a assistência para Álvaro Djaló, que fugia nas costas da defensiva verde e branca, mas Franco Israel, atento, saiu dos postes e foi ao relvado segurar o esférico.

32': Mais Sporting! Nuno Santos, já dentro da grande área bracarense, tirou Víctor Gómez do caminho e rematou cruzado, fazendo a bola passar a centímetros do poste esquerdo da baliza de Matheus.

29': Passe de Nuno Santos e remate na passada de Pedro Gonçalves, já dentro da área e ligeiramente descaído para o lado esquerdo, ao lado do poste... esquerdo da baliza defendida por Matheus.

Ao minuto 25, várias centenas de agentes das forças de segurança situados numa das bancadas superiores do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, entoam o hino nacional, na sequência das várias ações de protesto que têm sido levadas a cabo ao longo dos últimos dias.

22': Mais um sinal de perigo do Sporting! Cruzamento da esquerda de Nuno Santos e remate de primeira de Trincão, já no interior da área, para nova defesa vistosa de Matheus.

15': Cartão amarelo a Eduardo Quaresma (Sporting).

13': Brilha Matheus na baliza do SC Braga! Remate forte de Pedro Gonçalves, ainda a uma distância considerável, com o número 1 dos arsenalistas a voar para o seu lado esquerdo e a impedir, com grande estilo, o golo ao médio leonino.

11': O Sporting acercou-se com relativo perigo da baliza de Matheus. Pedro Gonçalves arrancou em velocidade pela esquerda, serviu Trincão, que estava à entrada da área, mas o remate do número 17 saiu à figura do guarda-redes brasileiro do SC Braga.

O Sporting apresenta-se sem surpresas: Eduardo Quaresma, Sebastián Coates e Gonçalo Inácio formam o trio de centrais, Ricardo Esgaio, à direita, e Nuno Santos, à esquerda, jogam nas laterais, e Hjulmand e Pedro Gonçalves fazem dupla na intermediária. No setor ofensivo, Marcus Edwards alinha pela direita, Trincão pela esquerda e Viktor Gyokeres é, claro está, o homem de área.

No SC Braga confirma-se Álvaro Djaló como referência mais ofensiva. Vítor Carvalho e João Moutinho formam o duplo pivô do meio-campo, com Pizzi a jogar à frente desta dupla. Rodrigo Zalazar atua pela direita, Ricardo Horta pela esquerda e Álvaro Djaló é, então, o ponta de lança. No quarteto defensivo, tudo como se esperava: Víctor Gómez à direita, Borja à esquerda, e José Fonte e Paulo Oliveira a formarem a dupla de centrais.

2': Primeira aproximação do SC Braga à grande área do Sporting. Cruzamento da direita de Rodrigo Zalazar e remate de calcanhar de Ricardo Horta para defesa atenta de Franco Israel.

Início da partida!

Saiu o SC Braga, que joga com o seu equipamento tradicional, ou seja, camisola e meias vermelhas e calções brancos. O Sporting também joga como 'mandam' as regras, ou seja, camisola verde e branca listada na horizontal e calcões pretos.

As três equipas já estão no tapete verde do recinto leiriense. Ricardo Horta e Sebastián Coates, capitães de SC Braga e Sporting, respetivamente, vão agora escolher campo ou bola e, depois disso, estará tudo pronto para o início da partida.

As bancadas do anfiteatro leiriense já estão muito bem compostas e deve confirmar-se a casa cheia. Está quase tudo pronto para o espetáculo em Leiria!

As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e já recolheram aos balneários. Dentro de poucos instantes, os artistas voltarão a subir ao relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa para o início da partida.

Artur Jorge, treinador do SC Braga, surpreende, ao não utilizar de início um ponta de lança de raiz. Com Simon Banza ao serviço da seleção do Congo, no Campeonato Africano das Nações, esperava-se que Abel Ruiz, o seu substituto natural, fosse chamado ao onze. Mas o espanhol vai começar o jogo no banco de suplentes e, como tal, fica a dúvida no ar: quem será a referência ofensiva dos guerreiros do Minho? Álvaro Djaló? Ricardo Horta? Uma dúvida que será dissipada daqui a cerca de 20 minutos, quando for dado o pontapé de saída...

Relativamente ao onze do Sporting, duas mexidas em relação à equipa apresentada por Ruben Amorim na goleada ao Vizela (5-2), também na passada quinta-feira: saem Adán e Paulinho e entram Franco Israel e Marcus Edwards.

Na equipa do SC Braga, apenas uma alteração no onze relativamente ao jogo diante da passada quinta-feira, diante do Famalicão (2-1), para a 18.ª jornada da Liga: sai Abel Ruiz e entra Rodrigo Zalazar.

Sporting (treinador): Ruben Amorim

Sporting (suplentes): Adán, Matheus Reis, St. Juste, Neto, Dário Essugo, Paulinho, Daniel Brangança, Rafael Pontelo e Afonso Moreira

Sporting (titulares): Franco Israel; Eduardo Quaresma, Sebastián Coates (C) e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Hjulmand, Pedro Gonçalves e Nuno Santos; Trincão, Viktor Gyokeres e Marcus Edwards

SC Braga (treinador): Artur Jorge

SC Braga (suplentes): Lukas Hornicek, Serdar, Abel Ruiz, Roger, Joe Mendes, Rony Lopes, Diogo Fonseca, Francisco Chissumba e Djibril Soumaré

SC Braga (titulares): Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Paulo Oliveira e Borja; Vítor Carvalho e João Moutinho; Pizzi, Rodrigo Zalazar e Ricardo Horta (C); Álvaro Djaló

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve); Assistentes: André Campos e Pedro Felisberto; 4.º Árbitro: Hélder Malheiro; VAR/AVAR: Tiago Martins e Hugo Ribeiro

Já há equipas oficiais!

Dentro do estádio, e a cerca de uma hora do início da partida, ainda são poucos os adeptos presentes. No entanto, os bilhetes já se encontram esgotados e, dessa forma, vai haver casa cheia nesta primeira meia-final da Taça da Liga.

Os autocarros das duas equipas chegaram sem qualquer problema ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e ambas as viaturas ficaram estacionadas lado a lado na garagem do recinto leiriense.

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, é palco, pela quarta temporada consecutiva, da 'final four' da Taça da Liga. A primeira meia-final, que irá colocar frente a frente SC Braga e Sporting, joga-se na noite desta terça-feira, a partir das 19.45 horas. A BOLA já está no anfiteatro leiriense e vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre arsenalistas e leões. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!