SC Braga: Ricardo Horta marca para garantir títulos
Ricardo Horta, extremo do SC Braga (IMAGO / Avant Sports)

SC Braga: Ricardo Horta marca para garantir títulos

NACIONAL28.01.202417:38

Avançado português fez golo nos três troféus ganhos desde que chegou ao SC Braga, em 2016/17; desde essa temporada são oito finais para os bracarenses; arsenalistas igualam número de títulos do Benfica nos últimos cinco anos.

Ricardo Horta apontou um golo de antologia - vai ser recordado para sempre pelos adeptos do SC Braga -, na final da Allianz Cup, frente ao Estoril, garantindo o empate a uma bola na altura. O mais curioso e que pode preocupar os responsáveis pelo clube minhoto é que apenas quando Horta marca a equipa conquista o troféu. Pelo menos tem sido este o histórico, desde que o avançado chegou em 2016/17.

Desde essa temporada, o SC Braga participou em oito finais - quatro da Taça da Liga, duas Supertaças e duas da Taça de Portugal - e apenas venceu as três nas quais o atual capitão faturou. Assim foi em 2019/20, quando os arsenalistas conquistaram a Allianz Cup, em casa, frente ao FC Porto, com Ricardo Horta a marcar aos 90+5’. Na época seguinte, os minhotos ganharam a Taça de Portugal, batendo o Benfica na final do Jamor, por 2-0. Lucas Piázon fez o primeiro e, claro está, o internacional português apontou o segundo (85).

Agora, frente ao Estoril garantiu o empate e apesar de ter sido necessário recorrer ao desempate por penáltis, a verdade é que o SC Braga conquistou mais um troféu com Ricardo Horta a inscrever o seu nome na lista de marcadores. Um jogador talhado para estes momentos decisivos e que cada vez mais vai gravando o seu nome na história do clube. Esta temporada está a meio e os seus números já impressionam, pois no total dos 33 jogos em que participou contabiliza onze golos e outras tantas assistências, ou seja, com influência direta em 22 dos 72 golos apontados pela equipa até ao momento.

Com esta conquista, o SC Braga igualou, para já - pois ainda falta concluir a presente temporada - o número de títulos do Benfica (três) nos últimos cinco anos. Sendo que tem apenas menos um que Sporting que venceu quatro. Neste duelo particular entre os bracarenses e denominados três grandes, apenas o FC Porto se destaca neste período, pois venceu oito títulos.