SC Braga: João Marques recusou propostas de Itália e Espanha
João Marques em ação na recente final da Taça da Liga entre Estoril e SC Braga, em Leiria. Foto: PAULO NOVAIS/LUSA

SC Braga: João Marques recusou propostas de Itália e Espanha

NACIONAL02.02.202418:17

O médio internacional sub-21 assinou pelo SC Braga até 2029, mas só começa a vestir-se de guerreiro no início da próxima temporada

O SC Braga não era o único interessado na contratação de João Marques, que acabou por assinar contrato com os arsenalistas até 2029. O jogador de 21 anos só começará a envergar as cores vermelha e branca no início da temporada 2024/25. Até lá,  fica no Estoril.

O Génova, atual 11.º classificado da Serie A, enviou um emissário a Portugal para se reunir com os representantes de João Marques e apresentar uma proposta sólida para o levar a jogar em Itália. O médio, sabendo do interesse do emblema bracarense, mostrou-se hesitante com a proposta dos italianos, muito vantajosa financeiramente.

Além do Génova, também um clube espanhol mostrou interesse em contratar João Marques, mas a jovem promessa já estava mentalmente comprometido com o projeto do SC Braga, acreditando que era o lugar certo para o fazer evoluir. 

João Marques será uma mais-valia nas opções para o treinador Artur Jorge, uma vez que a sua polivalência o permite jogar no setor mais ofensivo do meio-campo ou no corredor esquerdo do ataque. A estrutura liderada por António Salvador tem tradição em contratar (a um bom preço) jovens promessas para o ataque e a contratação do atleta natural do Barreiro também chega neste sentido.

O SC Braga e o Estoril aproveitaram a estadia em Leiria, na final four da Taça da Liga, onde foram finalistas, para acertar os detalhes desta transferência, que teve um custo de 3.5 milhões de euros pelo passe (100%) definitivo, aos quais poderão acrescer um milhão de euros, mediante objetivos individuais. Os estorilistas reservaram 10% da mais-valia de uma futura transferência do jogador.

Tal como referido anteriormente, os dirigentes do SC Braga veem muito potencial no médio internacional sub-21, tendo por isso estabelecido uma clásula de rescisão na ordem dos 30 milhões de euros.

Esta temporada. João Marques soma seis golos e cinco assistências em 28 desafios pela equipa de Vasco Seabra.