SC Braga: Abel Ruiz regressa aos golos em boa hora
Abel Ruiz fez o 1-0 Miguel Nunes/ASF

SC Braga: Abel Ruiz regressa aos golos em boa hora

NACIONAL24.01.202418:10

Avançado fatura mais de três meses depois e garante final da Taça da Liga; dois dos três golos que tem apontados surgiram após sair do banco; associado a eventual interesse do Bétis pela imprensa espanhola.

Abel Ruiz regressou aos golos, mais de três meses depois - vitória por 2-1 frente ao Rio Ave a 7 de outubro (8.ª jornada da Liga) - e em boa hora, já que garantiu a quinta final da Taça da Liga para o SC Braga, com o tento solitário no triunfo por 1-0 frente ao Sporting, na meia-final da prova.

Depois de ter sido chamado ao onze por Artur Jorge em três jogos consecutivos, devido à ausência de Simon Banza - Bola de Prata da Liga com 14 golos - para representar a seleção da República Democrática do Congo no Campeonato Africano das Nações (CAN), o avançado espanhol voltou à condição de suplente. Tal como tinha acontecido na receção aos vilacondenses, Abel Ruiz marcou saindo do banco - na altura entrou para a 2.ª parte.

O único golo que tem como titular já remonta a 23 de agosto, na 1.ª mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões, em que o SC Braga recebeu e venceu o Panathinaikos, da Grécia, por 2-1.

Apesar de o avançado espanhol andar desencontrado com as redes adversárias, não entrou de início frente aos leões devido à estratégia adotada por Artur Jorge para o jogo. Um bloco mais baixo para reduzir espaço de manobra a Gyokeres e um meio-campo reforçado, com Vítor Carvalho atrás de outros três (Moutinho, Zalazar e Pizzi), mas principalmente porque o treinador dos bracarenses pretendia explorar as saídas rápidas para o ataque e, por isso, colocou Álvaro Djaló e Ricardo Horta como referências ofensivas.

Para a final deste sábado, o técnico dos arsenalistas deve voltar ao sistema mais usual, ou seja, com ponta de lança e aí Abel Ruiz volta ao onze. Isto numa altura em que o nome do jogador espanhol, de 23 anos, surge associado ao Bétis pela imprensa espanhola. O clube de Sevilha tem o avançado dos bracarenses referenciado, pois vai perder Borja Iglesias para o Bayer Leverkusen - líder do campeonato alemão -, por empréstimo até ao final da temporada, com uma opção de compra (não obrigatória) de oito milhões de euros.