Rafael Ramos suspenso quase 10 meses após alegado insulto racista

Corinthians Rafael Ramos suspenso quase 10 meses após alegado insulto racista

INTERNACIONAL03.03.202300:29

Quase 10 meses depois de ter sido acusado de insulto racista durante um jogo frente ao Internacional de Porto Alegre, o lateral português Rafael Ramos, do Corinthians, foi suspenso por um jogo e multado em 20000 reais (cerca de 3600 euros) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Brasil (STJD).

O incidente remonta a 14 de maio do ano passado, quando Edenílson, médio do Internacional, acusou Rafael Ramos de chamá-lo de «macaco». Após o jogo, o jogador português foi mesmo detido pela polícia e posto em liberdade posteriormente mediante o pagamento de fiança.

O caso prossegue na justiça civil, mas, em termos desportivos, Rafael Ramos foi, em junho, ilibado da acusação de «ato discriminatório» por falta de elementos probatórios para a sua condenação. Porém, o clube de Porto Alegre recorreu da decisão, levando agora à reformulação do castigo por parte do STJD, baseando-se em «ofensa à honra».

O lateral português vai assim falhar o encontro de estreia do Corinthians na primeira jornada do Campeonato, em abril, frente ao Cruzeiro.