Qual a diferença entre um clássico e um dérbi?
Gonçalo Guedes e Sebastián Coates. Foto: Rui Raimundo/ASF

Qual a diferença entre um clássico e um dérbi?

NACIONAL11.11.202309:32

Os dois conceitos são frequentemente confundidos: qual é, afinal, o significado de cada um? Um Clássico pode ser um Dérbi? A César o que é de César

Benfica e Sporting defrontam-se no dia 12 de novembro, a propósito da 11ª jornada da Liga, no primeiro clássico lisboeta da época. Clássico ou Dérbi? Clássico. E Dérbi. Confuso? Vamos explicar.

Um Clássico no mundo do futebol é vulgarmente definido como um encontro entre duas grandes equipas com uma rivalidade histórica e icónica, que se gladiam em prol de um objetivo (desportivo) e em que só um pode sair vitorioso. Esta rivalidade vai, não raras vezes, muito além das quatro linhas: um pouco por todo o mundo, vemos clubes cujas rivalidades se extrapolam para a defesa dos ideais da região que representam, e até questões políticas ou religiosas. Exemplos não faltam, mas já lá vamos.  

Por outro lado, um Dérbi é um encontro entre duas equipas da mesma cidade ou região. As duas equipas podem ter uma rivalidade entre si, mas o conceito tornou-se mais abrangente. Desta forma, um jogo que oponha o Estrela da Amadora ao Estoril pode ter o mesmo estatuto – de dérbi – que um Sporting contra Belenenses ou Benfica contra Casa Pia. Qualquer encontro entre estas seis equipas configura um Dérbi, pois são todas da mesma região – neste caso, Área Metropolitana de Lisboa. Daí a afirmação no primeiro parágrafo deste texto: Benfica e Sporting defrontam-se na 11.ª jornada da Liga, mas isto não representa o primeiro Dérbi (lisboeta), uma vez que os leões defrontaram o Estrela da Amadora na jornada anterior e o Casa Pia na 2.ª jornada, e as águias já jogaram esta temporada contra Estrela da Amadora, Estoril e Casa Pia.

Há que realçar que um Dérbi pode ser um clássico e vice-versa: os conceitos são compatíveis, como prova o duelo entre águias e leões. Em todo o caso o encontro entre Benfica e Sporting também não será o primeiro clássico da temporada, uma vez que os encarnados já defrontaram o FC Porto duas vezes esta época, com triunfos na Supertaça Cândido de Oliveira e na Liga.

Exemplos de Dérbis Portugueses:

  • Benfica – Sporting;
  • FC Porto – Boavista;
  • Sporting – Estoril;
  • Benfica – Casa Pia;
  • Belenenses – Estrela da Amadora;
  • Vitória – Braga;
  • Portimonense – Farense.

Exemplos de Clássicos Portugueses:

  • Benfica – FC Porto;
  • Sporting – Benfica.
João Pinheiro no último clássico Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz (Miguel Nunes/asf)João Pinheiro Benfica FC Porto

Futebol, Magia, Suor e História

Discutida a semântica de Clássico e Dérbi, eis uma compilação de alguns dos encontros mais emocionantes da gíria futebolística. Muitos outros exemplos poderiam ter sido incluídos, como o Dérbi de Milão (AC Milan contra Inter), o Superclásico (clássico argentino que opõe o River Plate ao Boca Juniors), o Grenal (clássico brasileiro que conta com o Grémio e o Internacional) e tantos outros.

El Clásico: Real Madrid vs Barcelona

O El Clásico é talvez o jogo de clubes mais conhecido no mundo do futebol, tendo experenciado a sua fase áurea na década passada, com a rivalidade entre Messi e Cristiano Ronaldo a levar o encontro para novos patamares de estrelato.

Vinícius Jr. em ação contra o Barcelona (IMAGO)

O clássico espanhol é mais que um jogo de futebol. É um choque entre filosofias de jogo, que opõe duas das equipas com mais sucesso na História a nível europeu. É um jogo que para o planeta, por norma, conta com alguns dos melhores intérpretes do desporto em diferentes épocas. 

É também uma disputa entre os principais clubes de duas regiões com bastantes diferenças políticas: de um lado a capital espanhola, joia da Coroa; do outro a Catalunha que, historicamente, reclama mais independência de Espanha.

Confronto Direto (255 jogos): 

  • Real Madrid - 103 vitórias;
  • Barcelona - 100 vitórias; 
  • 52 empates.

Dérbi Intercontinental: Fenerbahçe vs Galatasaray 

O jogo entre Fenerbahçe e Galatasaray é conhecido como Dérbi Intercontinental, pois ambas as equipas pertencem à mesma cidade, embora os seus estádios se localizem em continentes diferentes, uma vez que Istambul é uma cidade transcontinental (situada na Europa e na Ásia em simultâneo). O Fenerbahçe representa o lado asiático (oriental), e o Galatasaray o lado europeu (ocidental). Este jogo é simultaneamente um Clássico e um Dérbi.

Adeptos do Fenerbahçe no jogo contra o Benfica em Istanbul, 2018. Foto: MIGUEL NUNES/ASF

A oposição entre estes históricos é um claro exemplo de como a rivalidade entre clubes pode ser extrafutebol. O Fenerbahçe foi, tradicionalmente, o clube associado à classe trabalhadora/operária, historicamente apoiado por uma classe média muçulmana no lado asiático da capital turca. Já o Galatasaray era tipicamente associado a uma classe alta, à elite do lado europeu.

Os dois clubes históricos são também os mais titulados da Turquia. A rivalidade entre os dois começou há mais de cem anos, e é o evento desportivo mais importante do futebol turco.

Confronto Direto (141 jogos): 

  • Fenerbahçe - 53 vitórias;
  • Galatasaray - 42 vitórias;
  • 46 empates.

Der Klassiker: Bayern Munique vs Dortmund

O Clássico que opõe as duas equipas mais tituladas na Alemanha. A rivalidade entre estes clubes é sobretudo desportiva, ao contrário de outras grandes rivalidades pela Europa e Mundo fora. As equipas são de cidades e regiões diferentes, pelo que este jogo não é um Dérbi. 

A grandeza deste encontro é um fenómeno recente, mas nem por isso menos mediático. Bayern e Dortmund são duas das equipas com maior média de espetadores nos seus estádios todas as temporadas, e o duelo entre ambas é um dos eventos mais procurados anualmente, uma vez que o ambiente nos respetivos estádios tem uma fama lendária. 

O Bayern tem saído por cima nos últimos encontros entre ambos, tendo o Dormund perdido uma oportunidade única na época passada de destronar o gigante de Munique, que acabou por vencer a Bundesliga pela décima vez seguida.

Confronto direto (134 jogos): 

  • Bayern de Munique - 64 vitórias;
  • Dortmund - 33 vitórias;
  • 35 empates.

Old Firm Derby: Celtic vs Rangers

Um dos clássicos e dérbis mais apaixonantes do mundo, o encontro entre Celtic e Rangers é um verdadeiro exemplo de uma rivalidade dentro e fora do campo. As duas equipas são de Glasgow, mas as semelhanças começam e acabam aí.

Galloway (esq), jogador do Celtic de Glasgow, durante um encontro de Futebol do Campeonato da Escócia, num desaguisado com McCoist, jogador do Glasgow Rangers. 8 de fevereiro de 1995. Foto: ASF/PRESS PHOTO AGENCY

Os dois clubes mais titulados da Escócia têm diferenças profundas. A rivalidade entre ambos passa do futebol para a religião, identidade e política – nomeadamente, na sua relação com a Irlanda, em especial com a Irlanda do Norte. Tradicionalmente, os adeptos do Rangers alinham-se como escoceses nativos ou escoceses do Ulster, bem como protestantes e lealistas, enquanto que os adeptos do Celtic tendem a ser irlandeses-escoceses, católicos e republicanos. 

Embora os Celtics tenham tido mais sucesso nos últimos anos, tendo ganho 11 das últimas 12 ligas escocesas, os Rangers continuam a ser a equipa escocesa com mais títulos de campeão nacional. 

Confronto Direto (287 jogos): 

  • Celtic -118 vitórias;
  • Rangers - 98 vitórias;
  • 71 empates.