Portugal vence Roménia na preparação para o Europeu

Sub-21 Portugal vence Roménia na preparação para o Europeu

NACIONAL24.03.202319:02

A Seleção Nacional de sub-21 venceu a sua congénere da Roménia, por 2-0, num encontro particular realizado na tarde desta sexta-feira, no Steaua Stadium, em Bucareste, na Roménia.

Num duelo de preparação para o Campeonato da Europa da categoria, que vai jogar-se de 21 de junho a 8 de julho, na Roménia e na Geórgia, Portugal demonstrou ser claramente mais forte do que o seu adversário, tendo o resultado pecado apenas por escasso.

Os dois golos (ou melhor, os dois golaços!) da turma orientada por Rui Jorge surgiram ainda na primeira parte e foram apontados por Afonso Sousa e Pedro Neto.

Aos 23 minutos, Pedro Neto assistiu Afonso Sousa e o número 10, à entrada da área, ligeiramente descaído para o lado esquerdo, rematou em arco para o primeiro da tarde em Bucareste. Um momento fantástico de Afonso Sousa, que continua a dar mostras de querer fortalecer o legado do avô, António, e do pai, Ricardo, que foram, também eles, figuras do futebol português.

E depois de assistir Afonso Sousa... Pedro Neto não quis ficar atrás: aos 36 minutos, o extremo, depois de galgar vários metros encostado ao flanco esquerdo, fletiu para dentro e, de pé direito, atirou para o fundo das redes da baliza romena. Mais um golo para ver e rever da equipa das quinas.

A ideia de Rui Jorge para a segunda parte passou por uma alteração de sistema tático (de 4x3x3 para 4x4x2 em losango), sendo que, com essa mudança surgiram também oito substituições de uma assentada. Relativamente ao onze apresentado nos primeiros 45 minutos, apenas o guarda-redes Samuel Soares e os defesas-centrais Alexandre Penetra e Tomás Araújo - este último estreou-se de forma absoluta nos sub-21, tal como, de resto, aconteceu com Dani Silva - regressaram para a etapa complementar.

Portugal continuou a dominar a partida, pese embora o adversário tenha tentado algumas aproximações à baliza de Samuel Soares, mas a eficácia não foi a melhor, com Fábio Silva, Vitinha, Fábio Vieira e Nuno Tavares a desperdiçarem boas situações para que o resultado se avolumasse.

Ainda assim, triunfo justíssimo das jovens esperanças nacionais, numa partida onde Rui Jorge terá tirado, por certo, boas ilações tendo em conta a fase final do Campeonato da Europa.

Na próxima terça-feira (19 horas), Portugal realiza mais um encontro de preparação, desta feita diante da Noruega, na Póvoa de Varzim.