Portugal vence Polónia e está a um ponto de se apurar para o Euro

Sub-17 Portugal vence Polónia e está a um ponto de se apurar para o Euro

NACIONAL25.03.202322:18

A seleção sub-17 venceu este sábado, no Estádio João Cardoso, em Tondela, a Polónia por 1-0, em encontro da 2.ª jornada do Grupo 5 da Ronda de Elite de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria da Hungria-2023, que irá decorrer entre 17 de maio e 2 de junho: basta um empate e o correspondente ponto na 3.ª jornada, ante a Rep. Checa.

Um penálti convertido por Nuno Patrício (75’) valeu o triunfo aos comandados de Filipe Ramos ante a seleção do país do leste da Europa, treinada por Marcin Wlodarski.

Portugal lidera, assim, o Grupo 6, com seis pontos em dois jogos, enquanto a Polónia e a República Checa seguem na segunda posição, ambas com três pontos averbados e a Eslováquia é quarta, ainda sem pontos.

Basta a Portugal um empate 3.ª na jornada, terça-feira, dia 28 do corrente mês, em Viseu, diante da Rep. Checa, para a Seleção garantir o primeiro lugar e o apuramento para a fase final do Europeu, onde ‘cabem’ apenas os vencedores de cada um dos oito grupos de qualificação e os sete melhores segundos classificados (mais a anfitriã, Hungria, a perfazer 16 seleções).

«Foi um vitória justa e merecida. Concretizámos o nosso objetivo, que era ganhar, tal como fizemos diante da Eslováquia. Estivemos mais fortes do que a Polónia e conseguimos controlar o jogo. Apesar de termos dominado, não foi um jogo fácil. Encontrámos uma equipa muito combativa e com jogadores de qualidade, que nunca desistem de lutar», afirmou, no final, João Simões, citado pelo site da FPF.

«Agora só pensamos na 3.ª jornada e no encontro com a República Checa, que também será um rival difícil. Queremos ganhar e apurar-nos para o Europeu no primeiro lugar do nosso Grupo. O lance do golo? É bom participar, ainda que de forma indireta, no lance que decidiu o jogo. A minha função aqui é sempre a mesma: ajudar a Seleção e honrar a camisola do meu país», resumiu o médio.

Sob arbitragem do cipriota Menelaos Antoniou, este sábado em Tondela as seleções alinharam e marcaram, ante cerca de 700 espectadores:

- PORTUGAL: Gonçalo Ribeiro capitão; Martim Fernandes, João Fonseca, Gonçalo Oliveira e Rayhan Momade; Diogo Lobão (Gil Martins, 66’), Martim Ferreira e João Simões; Rodrigo Duarte (Gonçalo Moreira, 62’), Nuno Patrício (João Teixeira, 90+3’) e Olívio Tomé (Gonçalo Sousa, 67’);

- POLÓNIA: Plekutowski; Szala, Igor Orlikowski, Michal Gurgul e Igor Brzyski; Sznaucher, Krzysztof Kolanko capitão (Filip Wolski, 46') e Karol Borys; Krowski (Filip Rózga, 46', Krzyzanowski, 71'), Mateusz Skoczylas (Oscar Tomczyk, 63') e Mike Huras (Mikolajewski, 63');

Disciplina: cartões amarelos a Olívio Tomé (21’) e Gonçalo Ribeiro (90’4’); a Filip Rózga (61’) e Karol Borys (64’);