Portugal nos quartos de final

Europeu Sub-21 Portugal nos quartos de final

INTERNACIONAL27.06.202320:00

Portugal venceu a Bélgica por 2-1 na última jornada da fase de grupos e está nos quatros de final do Campeonato da Europa de sub-21, onde irá defrontar Inglaterra, no próximo domingo. Marcaram para Portugal João Neves e Tiago Dantas, de penálti. Para os belgas o golo foi de Vertessen.

Portugal entrou de forma desastrosa no jogo com a Bélgica e para quem não tinha qualquer margem de erro pareceu milagre que Openda não colocou a Bélgica em vantagem. O avançado belga, no coração da área e sem marcação conseguiu falhar o remate e ver a bola bater no poste, tendo na recarga permitida a Celton Biai fazer a primeira grande defesa.

Serenou Portugal, que após o susto subiu no terreno, foi encostando a Bélgica junto da sua área e aos 10 minutos, Fábio Silva surge isolado, mas o remate com o pé esquerdo não sai muito forte e Vandevoordt defende para canto.

Por essa altura, a equipa portuguesa dominava o jogo, condicionava a saída da Bélgica com pressão altíssima e conseguia romper as linhas mais recuadas dos belgas, mas esse domínio não duraria muito mais tempo e aos 25 minutos mais uma grande defesa de Celton Biai, com Balikwisha completamente isolado… e mais um erro defensivo de Portugal.

Até ao fim, a única festa dos portugueses aconteceu porque no outr encontro a Geórgia se colocou em vantagem frente aos Países Baixos, o que por essa altura significava que Portugal estava a apenas um golo da presença nos quatros definal do Europeu de sub-21.

Na segunda parte Portugal entrou melhor e aos 48 minutos João Neves desvia canto no primeiro poste, a bola cai nos pés de Fábio Silva, que remata fraco e permite que Debast afaste. Sem conseguir criar grandes oportunidades, a equipas das quinas procurava o golo que desse o apuramento.

E ele chegou mesmo, aos 56 minutos num lance em que André Amaro colocou a bola na esquerda, Fábio Silva correu até à área, cruzou para a entrada da área e João Neves disparou uma bomba que só parou no fundo da baliza.

Estava Portugal mais perto dos quartos de final, mas a seleção baixou demasiado as suas linhas e a vantagem durou apenas 10 minutos, com o recém entrado Vertessen a devolver o empate para a Bélgica.

No outro jogo, Geórgia e Países Baixos continuavam empatados e por isso continuava a faltar um golo a Portugal para garantir lugar na próxima fase. Sem criar grandes oportunidades, a equipa das quinas ia empurrando o adversário para junto da sua área e o minuto 88 foi como que milagroso: alívio defeituoso de um defesa belga, o guarda-redes tem saída atabalhoada e Debast comete um erro incrível, acertando com o cotovelo no rosto de Henrique Araújo, o que levou o árbitro a assinalar penálti.  

Tiago Dantas não tremeu, correu para a bola e apesar de Vandevoordt ter tocado na bola, esta entrou mesmo e colocou Portugal nos quartos de final. O sonho continua.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer