Portugal fecha estágio de preparação com prestação (e resultado) de mão cheia
A seleção portuguesa de futebol feminino celebrou a obtenção de um golo em jogo de preparação. Foto: Federação Portuguesa de Futebol.

Portugal fecha estágio de preparação com prestação (e resultado) de mão cheia

Seleção Nacional feminina goleou a Coreia do Sul por claros 5-1; retirou máximo aproveitamento do estágio de preparação para a fase de apuramento para o Euro 2025, depois de ter também vencido a República Checa

Foi com uma verdadeira prestação de mão cheia – na qualidade apresentada e no resultado – que Portugal concluiu o estágio de preparação de duas semanas na Cidade do Futebol: seis dias depois de ter derrotado a República Checa (3-1), a seleção nacional feminina goleou a Coreia do Sul por 5-1. A goleada começou a desenhar-se ainda na primeira parte, com quatro golos que encaminharam o triunfo para Portugal numa prestação de assinalável eficácia na finalização.

O equilíbrio de parte a parte quebrou-se aos 18 minutos, a partir do momento em que Joana Marchão aproveitou o espaço existente para atirar de forma enquadrada para o alcance de Kim Jung-mi, que na tentativa de segurar a bola permitiu que esta lhe escapasse e se encaminhasse para a baliza coreana. Portugal colocou-se na frente e não mais perdeu o controlo do jogo, assumindo um final de primeiro parte muito bem conseguido…e com mais três golos que desequilibraram em definitivo o marcador.

Joana Marchão abriu o marcador para Portugal e celebrou com o festejo caraterístico de Viktor Gyokeres. Foto: Federação Portuguesa de Futebol.

A equipa lusa voltou a marcar aos 37 minutos por Telma Encarnação, numa diagonal seguida de remate desviado na capitã sul-coreana, Kim Hye-ri, ludibriando a guardiã asiática, que em apenas dois minutos seria batida por mais duas vezes por umas intratáveis Navegadoras, que forçavam o erro adversário…e dele retiravam frutos.

Sobre o minuto 45, a equipa das Quinas chegou ao terceiro golo, por Andreia Faria que, após bom trabalho de Jéssica Silva, que conquistou a posse da bola e sprintou em direção da área, apareceu livre para atirar para uma primeira intervenção da guardiã adversária e converter com sucesso a recarga. Mas as comandadas de Francisco Neto não deram mostras de querer abrandar e ainda chegaram a um quarto golo, criado numa rápida e eficiente tabela entre Andreia Jacinto e Jéssica Silva.

A atacante, que foi homenageada precisamente antes do início da partida por ter atingido as 100 internacionalizações por Portugal, consumou a goleada aos 45+2 e ainda a acentuou ao chegar ao bis, aos 52 minutos, após ter sido lançada em velocidade nas costas da defesa coreana, o que lhe permitiu ultrapassar a desamparada guarda-redes adversária e fixar a mão cheia no marcador.

Até final, e com mais duas estreias ao serviço da seleção A portuguesa – a central Giovana Maia e a guarda-redes Sierra Cota-Yarde – pelo meio, a Coreia do Sul alcançou o golo de honra através de uma recarga de Hwa Yeon-son, na pequena área, aos 80 minutos. Nada, porém, que tenha manchado a prestação de alto nível da equipa portuguesa, que conseguiu máximo aproveitamento nos resultados dos dois jogos de preparação e atacará com confiança a fase de apuramento para o Euro 2025 feminino.