Polémica de Messi em Hong Kong leva China a cancelar jogos da Argentina
Messi saindo do Estádio de Hong Kong (IMAGO)

Polémica de Messi em Hong Kong leva China a cancelar jogos da Argentina

INTERNACIONAL10.02.202409:10

Seleção campeã do Mundo tem marcada digressão no país para março

As autoridades chinesas cancelaram um jogo particular que a seleção da Argentina, campeã do mundo, ia realizar em breve no país, frente à Nigéria, orientada por José Peseiro. A medida é vista como ‘retaliação’ por Lionel Messi não ter atuado no recente particular que a sua equipa, o Inter Miami, fez em Hong Kong. O jogador alegou lesão.

A Argentina tinha previsto uma digressão no país de 18 a 26 de março e encontro marcado com a Nigéria na cidade chinesa de Hangzhou em março, e depois a Costa do Marfim em Pequim, mas o facto de Messi não ter entrado em campo pelo Inter Miami, em Hong Kong, no domingo, causou indignação generalizada.

A polémica aumentou quando Messi jogou alguns minutos na quarta-feira,  com o Inter Miami já noutra etapa da digressão, no Japão.

A organização do jogo em Hong Kong ofereceu até um reembolso de 50 por cento do valor dos bilhetes aos adeptos que acabaram por não ver Messi.

«Tendo em conta as razões atualmente bem conhecidas, as condições para a realização do amigável não estão reunidas, pelo que as autoridades competentes, decidiram cancelá-lo», refere um comunicado da divisão de desporto da câmara de Hangzhou. 

«Muitos adeptos de futebol pediram-nos recentemente informações sobre o jogo de Lionel Messi em Pequim», disse no sábado a Associação de Futebol de Pequim, o órgão que supervisiona o futebol na capital chinesa. «Após verificação (pelos nossos serviços), Pequim não prevê, de momento, organizar o jogo em que Messi iria participar», sublinhou num comunicado de imprensa. Não é claro ainda se o jogo contra a Costa do Marfim está mesmo cancelado.

O provável cancelamento da digressão na China é uma dor de cabeça para a Federação Argentina de Futebol (AFA), que considera o gigante asiático um mercado estratégico e onde tem vários contratos de patrocínio.