Philippe Clement: «Penálti é muito severo»
Philippe Clement, treinador do Rangers. Foto: IMAGO/Sports Press Photo
Foto: IMAGO

Philippe Clement: «Penálti é muito severo»

NACIONAL07.03.202423:34

Treinador dos escoceses discorda das regras em relação à mão na bola; deixou elogios a Fábio Silva

Philippe Clement considerou, na conferência de imprensa após o empate a duas bolas frente do Rangers frente ao Benfica, que o penálti concedido a fechar a primeira parte foi uma decisão muito severa por parte do árbitro. O treinador dos protestantes falou ainda da diferença do orçamento entre as duas equipas, e deixou elogios a Fábio Silva.

— Um comentário sobre a exibição e o resultado.

«Estou orgulhoso da exibição. Quanto ao resultado… é difícil. Estivemos perto de fazer um milagre e ganhar aqui, primeira equipa na Liga Europa a ganhar aqui. É uma pena sofrer um penálti daqueles. Estivemos perto, tivemos uma oportunidade na segunda parte para fazer o 3-1, teria mudado o jogo. A equipa mostrou personalidade com a bola, marcámos dois bons golos, com bom futebol. Eu sou muito exigente com os jogadores, mas não posso pedir mais, deram-me tudo. Faltavam-nos alguns jogadores na defesa, tiveram de jogar outros. Se mantivermos esta mentalidade, teremos um bom resto de época.»

— A equipa marcou momentos após ter sofrido o golo, que mensagem passa ao plantel?

«Os jogadores têm de acreditar em si e nos seus colegas, é o que temos feito nos últimos meses, e quando sofremos golos temos de ir atrás do resultado e marcar novamente. Vejo mentalidade e qualidade no [nosso] futebol, nos golos que marcámos, contra uma equipa difícil como o Benfica. Estou muito contente com o que a equipa mostrou.»

— O Rangers está em vantagem para a segunda mão?

«Não temos propriamente vantagem, se os nossos fãs apoiarem do princípio ao fim podem ajudar muito a equipa, mas temos de ser realistas em relação à qualidade do Benfica. Vocês escreveram esta semana sobre a diferença no orçamento das transferências, é uma realidade. Só posso pedir aos meus jogadores que deem o seu melhor.»

— O que acha sobre o penálti?

«O penálti foi muito severo. Já o disse algumas vezes, não gosto do rumo que se está a dar ao jogo em relação a bolas nas mãos, mas são as regras. Pode-se dar estes penáltis, mas, como alguém que ama futebol, tenho dificuldades em aceitar estas decisões. É muito severo, uma bola que não foi tocada de propósito com a mão, ser penálti. Mas são as regras e temos de aceitar. Não faço parte da FIFA, não é o meu trabalho. Talvez depois de terminar a carreira de treinador possa fazer isso, tornar o jogo mais simples até para os árbitros, porque também é um trabalho difícil para eles.»

— O que achou da exibição de Fábio Silva?

«Quanto tempo tens? Para um resumo detalhado sobre o Fábio? (Risos). Ainda está a crescer, tem 21 anos, falámos muito sobre os papéis que ele pode desempenhar antes de chegar ao clube. Ponta de lança, extremo, pode jogar a todas as posições e mostrou-o hoje. Está integrado no plantel, sente-se bem no clube. Joga com um sorriso. Tem as suas qualidades, e está a controlar melhor as suas emoções. Estou muito contente com o jogo dele hoje. Houve muita atenção sobre ele, mas ele jogou para a equipa, não para mostrar que é um bom jogador.»

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer