«Pelé... Maradona... Ninguém fez o que Messi e Ronaldo fizeram»
Os dois génios do futebol, IMAGO / Power Sport Images

ENTREVISTA A BOLA «Pelé... Maradona... Ninguém fez o que Messi e Ronaldo fizeram»

INTERNACIONAL08.01.202410:00

Catar é vizinho da Arábia Saudita e Rodrigo continua a seguir de perto a carreira do português; espera que conquiste «mais um prémio» no Globe Soccer Awards

Cristiano Ronaldo está nomeado para melhor jogador do Médio Oriente, pelos Globe Soccer Awards. É o melhor jogador dessa região do globo?

— Com certeza, é um jogador que marcou – que marcou não! –, é um jogador que continua a marcar uma história impressionante no mundo do futebol, admirado por todos os que gostam, ou não, de futebol. É um fora de série, uma figura de nível mundial reconhecida em todo o lado por tudo o que ele fez. Enfim, é um jogador que merece tudo o que conquistou na carreira dele e tomara que ele consiga mais um prémio individual na carreira. Será seguramente importante para ele.

— No tempo do Real Madrid – e o Rodrigo, sendo mais novo, jogava pelo Real Madrid Castilla, a equipa B do clube –, chegou a cruzar-se com o Cristiano?

— Sim, sim. Nunca tivemos uma relação de amizade, logicamente, mas cruzávamo-nos muitas vezes, eu fazia alguns treinos com a equipa principal. E quando tive oportunidade de cruzar-me com ele — lembro-me que também estavam lá Pepe e Marcelo – foi sempre uma pessoa muito agradável, muito respeitosa, apesar de ser uma grande figura do mundo do futebol. Merece tudo o que tem conquistado, tanto a nível pessoal como profissional, é realmente uma pessoa muito boa. 

Rodrigo Moreno, Al Rayyan

— Coincidiu, como disse, com Cristiano Ronaldo e Messi no auge dos dois, quando havia a discussão sobre quem era o melhor. Para o Rodrigo, quem era o melhor?

— Ahhhhh… é difícil dizer quem era o melhor. Os dois marcaram uma época no futebol que vai ser difícil de repetir. Não é a questão do que conseguiram fazer individualmente, mas por quanto tempo conseguiram manter esse nível de excelência. Eles foram os melhores jogadores do mundo por mais de 10 anos e na história do futebol nunca ninguém conseguira fazer isso. Tivemos grandes nomes na história do futebol, Pelé, Maradona, Zidane, Ronaldo, Ronaldinho, nenhum conseguiu fazer o que Messi e Cristiano fizeram. E que de uma certa maneira continuam a fazer. Cristiano acabou de fazer 50 golos num ano, vai ganhar o prémio de melhor jogador do Médio Oriente, a questão não é sobre o que fizeram, é sobre o que continuam a fazer, Messi foi campeão do Mundo há um ano, ganhou a Bola de Ouro há poucos meses. Eu, como jogador profissional, sei a dificuldade que é conseguir manter um nível alto, você conseguir ser o primeiro ou o segundo melhor, dependendo do ano, durante tanto tempo, é uma coisa para se aplaudir.