Paulo Sérgio e o jogo com o Aves SAD: «Vão ser duas batalhas duras»
Paulo Sérgio, treinador do Portimonense. Foto: MIGUEL NUNES

Paulo Sérgio e o jogo com o Aves SAD: «Vão ser duas batalhas duras»

NACIONAL24.05.202416:16

Treinador do Portimonense vê um adversário com valor, prevendo um play-off muito disputado; Filipe Relvas, castigado, é baixa na defesa dos algarvios

Paulo Sérgio afirma que o play-off com o Aves SAD não serão «favas contadas» para o Portimonense. Na antevisão ao encontro da 1.ª mão, que se realiza neste sábado no Portimão Estádio com início às 19:45h, o treinador espera dificuldades, mas está otimista em conseguir o objetivo da manutenção na Liga, vendo confiança nos seus jogadores.

«Foi uma semana igual às outras, com trabalho sério, honesto, digno, e com a ambição sempre de chegar ao fim de semana e vencer, por isso olha-se da mesma forma. Temos um adversário de valor, com um treinador de muita qualidade e sabemos perfeitamente que vão ser duas batalhas duras. Desengane-se quem pensa que são favas contadas. Aliás, nós vemos ao longo dos campeonatos e ao longo dos anos, em que muitas vezes quando as equipas da Liga defrontam equipas da Liga 2 e da Liga 3, as dificuldades que existem para levá-las de vencida. Estamos perfeitamente cientes que vamos ter duas batalhas duras. E estamos otimistas, positivos. Vencemos a nossa última partida, um derby algarvio fora de casa e isso, em termos de confiança, foi ótimo», assinalou Paulo Sérgio, que nesta 1.ª mão não vai poder contar com Relvas, que foi expulso no jogo com o Farense.

Sobre a diferença de escalões, afirmou: «Vamos encarar da mesma perspetiva este jogo com o Aves SAD. Não entra aqui na equação se é uma equipa que vem da Liga 2 ou se vem da Champions, porque nós só podemos trabalhar naquilo que controlamos, naquilo que são as nossas competências, melhorá-las sempre que possível, independentemente de qual é o adversário. Está estudado em termos táticos aquilo que são os seus hábitos, a sua postura, as suas qualidades, isso está estudado como qualquer outro jogo que nós abordámos ao longo da temporada. Portanto, nem olhar para trás naquilo que foi mal feito, nem embandeirar em arco com o que foi feito na última semana. Muito sérios, muito concentrados, sabendo que vai ser uma batalha dura, porque vamos defrontar um adversário com valor», antevê.

A vitória no dérbi com o Farense trouxe, sobretudo, «confiança no trabalho ao longo da semana», apontou o treinador, porque estes dois jogos serão distintos: «As coisas são preparadas para pôr isso por trás das costas, porque é um jogo diferente, é um adversário diferente, e temos de estar preparados para novamente ser competentes. Não há jogos iguais, este vai nos apresentar um conjunto de dificuldades diferentes do da semana passada. É bom trabalhar em cima da vitória, com sorrisos, confiança, mas sabendo colocar cada coisa no seu lugar.»

Paulo Sérgio desvalorizou a quebra do Aves SAD nos últimos encontros, não esperando facilidades. «Não olhamos para isso. Sabemos que são duas finais e obviamente que tudo muda. Acho que isso vem pouco para o momento. Obviamente que o Aves SAD vai se apresentar da melhor forma que puder, com muita ambição, com a expectativa de que tenha um segundo jogo para poder resolver dentro da sua casa. E nós temos de estar atentos a tudo isso. Saber o valor do adversário e respeitá-lo é fundamental. E sabermos também que não são favas contadas, que vai ser difícil, que vai ser duro. Porque quem pensa que porque nós somos da 1ª e eles são da 2ª, talvez por esse tipo de atitudes e de posturas, e até de gestão de expectativas, se calhar por causa disso é que ultimamente as coisas não têm dado certo para a equipa da Liga. Portanto, nós estamos avisados. São três anos consecutivos em que a equipa da Liga 2 leva este play-off de vencida e isso também nos serve para refletir. E eu acho que também tem muito a ver com isso, com o estado anímico em que cada uma das equipas se encontra naquele momento e também na tal gestão das expectativas, quando se acredita que por ser da Liga que vai ser mais fácil. Eu não acredito em nada disso e os atletas estão avisados dessa mesma forma», sublinhou.