Paulo Jorge Silva conquista o título

Mongólia Paulo Jorge Silva conquista o título

INTERNACIONAL07.11.202018:09

Depois do 6.º lugar na Primeira Liga da Mongólia, que acabou por servir de ensaio para o recente torneio Sub-19, o treinador português Paulo Jorge Silva, de 48 anos, que este ano acumulou a liderança da equipa profissional e do conjunto Sub-19 do Deren FC, conquistou o título da Mongólia de Sub-19, ao derrotar na final, por esclarecedores 4-0, o Western Football Club.

Paulo Jorge Silva reconhece que, no atual quadro pandémico, foi uma época «atípica e durinha». Desde logo, o Deren FC ficou impossibilitado de investir em jogadores estrangeiros para o conjunto profissional e apresentou-se sempre com a equipa mais jovem da competição. Mesmo agora no campeonato de Sub-19. «Só tinha dois jogadores de 18 anos, os restantes têm ainda 16 e 17», destaca a A BOLA, reconhecendo que, para o recente êxito, «foi importante a experiência que foram adquirindo ao longo da época no campeonato profissional».

Individualmente, Paulo Jorge Silva recebeu o prémio de melhor treinador, tendo o Deren FC conseguido ainda os prémios de melhor avançado, melhor defesa, melhor golo do torneio e equipa mais jovem em prova.

Com mais dois anos de contrato com o Deren FC, Paulo Jorge Silva vai agora planificar a próxima campanha, em que assumirá, apenas, a liderança da equipa profissional. «Vou ficar por aqui. O aeroporto está fechado. Se sair agora, depois não posso voltar», justifica.

Com uma carreira construída, globalmente, no estrangeiro, Paulo Jorge Silva tornou-se no primeiro treinador português na Mongólia e agora também a conquistar um título nacional, mesmo nos Sub-19, depois de já ter trabalhado na Alemanha, Áustria, Inglaterra, Costa Rica, Nigéria, Zâmbia e Zimbabué. Nos últimos anos, o técnico já tinha andado pela Ásia, nas academias dos clubes chineses Xiapu FC e GY Hongru.