20 abril 2025, 11:00
Sporting: Gyokeres na senda de Yazalde
Sueco pode ganhar duas A BOLA de Prata consecutivas sempre com a camisola do Sporting, tal como o mítico argentino. As recordações de Carlos Pereira
No momento da assinatura fez promessa: marcar pelo menos 20 golos na Liga por época. Promessa cumprida... desejo do sueco é mesmo dizer adeus no verão. Em 2023 optou pelo leão quando tinha opções mais vantajosas... Amor com amor se paga, SAD facilita saída
O dia 13 de julho de 2023 marca profundamente o presente, marcou o passado recente e vai marcar o futuro do Sporting. Desportiva e financeiramente. Porque foi nesse dia que Gyokeres foi apresentando, ao início da tarde, como reforço leonino. Antes da oficialização, na altura de assinar o contrato, o avançado agora com 26 anos fez promessa aos administradores dos leões: «Vou marcar pelos menos 20 golos por época na Liga.»
20 abril 2025, 11:00
Sueco pode ganhar duas A BOLA de Prata consecutivas sempre com a camisola do Sporting, tal como o mítico argentino. As recordações de Carlos Pereira
Promessa mais do que cumprida e a ser ponto importante para o pacto que fez com os verdes e brancos para este mercado do verão de 2025: sair abaixo da cláusula de €100 milhões, tal como no verão de 2023 optou pelos leões em detrimento de outras possibilidades mais vantajosas para ele e para o Coventry. Amor como amor se paga e por isso, na hora da vontade de Gyokeres ser de saída, a SAD leonina não só não coloca entraves como facilita com a colocação das negociações até à casa dos 70 milhões de euros.
O Sporting pagou €20 milhões pelo passe do sueco — mais 4 milhões variáveis por objetivos individuais e coletivos em grande parte já alcançados —, ainda a mais cara aquisição da história do clube. Mas não há quem possa negar que terão sido dos milhões mais bem investidos. Desde logo pela promessa feita e cumprida com créditos: Gyokeres não marcou 20 golos no campeonato na primeira época que vestiu de verde e branco, marcou 29 em 33 jogos (43 no total de todas as competições); e também não vai marcar 20 esta temporada, leva já 34 em 29 jogos, 47 no total.
São estes, a promessa cumprida com margem extra e o facto de ter preferido Alvalade e perder possibilidades mais interessantes financeiramente os principais pontos para o sueco beneficiar deste pacto com os verdes e brancos, impressionados também com a entrega, profissionalismo, dedicação e esforço que o jogador sempre faz. Agora é hora de retribuir, numa altura em que retribuído está por parte do supergoleador o esforço feito no seu investimento.
Destino: Premier League. No final do 3-1 com o Moreirense, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV, perguntou-se a Gyokeres se gosta de Londres. Afinal, Arsenal é o clube mais bem posicionado para o contratar e o Chelsea pode intrometer-se como se intrometeu no negócio de Quenda e o roubou ao Manchester Unietd. O camisola 9 dos verdes e brancos, ao contrário do habitual, não atirou à baliza, chutou para canto: «Gosto de Lisboa!» Mas a sua intenção é mesmo sair este verão e isso faz parte também do pacto.
10 abril 2025, 08:30
Londrinos com proposta pelo internacional sueco pronta para sair da gaveta. É um dos preferidos do avançado e em Alvalade já se espera por novidades...
No verão passado, o ponta de lança via com bons olhos a permanência para jogar Champions e lutar pelo bicampeonato. Agora já avisou que quer mesmo sair, apesar do contrato até 2028. A SAD leonina baixa dos 100 milhões de euros da cláusula para os 70 milhões mas está convicta de que o negócio será mais alto, porque antevê leilão que o possa inflacionar. Arsenal, Liverpool e City em Inglaterra; Real e Barcelona em Espanha; PSG em França; Bayern na Alemanha são os destinos preferidos do goleador.