O golo de Geny na estreia pela seleção moçambicana
Geny marcou os dois golos diante do Benfica (Foto IMAGO)

O golo de Geny na estreia pela seleção moçambicana

NACIONAL08.04.202408:30

Luís Gonçalves recorda um dia muito especial para Geny Catamo

O português Luís Gonçalves foi o responsável pela estreia de Geny Catamo pela seleção moçambicana, quando o então extremo tinha apenas 18 anos. «Em setembro de 2019, quando ele tinha acabado de deixar o Amora, convoquei-o para a seleção moçambicana para um encontro frente às Ilhas Maurícias. Havia um problema de visto mas fiz muita pressão para que ele viesse. Já o conhecia desde os 14/15 anos e sempre demonstrou muita qualidade. Aliás, em Moçambique toda a gente o conhecia pela sua qualidade», diz.

O momento ficou gravado na memória de Geny Catamo e do então selecionador. «Em boa hora o convoquei, porque ele fez um grande jogo e houve um episódio curioso: houve um penálti a nosso favor e o Mexer, como um dos capitães, pegou na bola e disse-lhe: ‘puto, vais tu bater o penálti’. Ele não tremeu e acabou por marcar. Vencemos o jogo por 2-0 e fomos apurados para a fase de qualificação do Campeonato do Mundo de 2022», recorda.

O percurso de Geny Catamo no Sporting não foi fácil e incluiu dois empréstimos, ao V. Guimarães e ao Marítimo. «Ele esteve emprestado mas sempre tive uma expectativa elevada sobre ele, tendo em conta os seus atributos, que desenvolveu, como é normal, nos últimos anos e quando passou a fazer parte do plantel principal do Sporting», considera.

Luís Gonçalves está convencido que o agora lateral «ainda não é um produto acabado, mas nenhum jogador o é». «Tem grande margem de progressão e tem crescido com a confiança que têm depositado nele. De certeza que vai conseguir bastante mais do que alcançou até aqui», adianta.


No percurso de Geny Catamo o antigo selecionador de Moçambique apenas tem uma dúvida: «Se continuar a crescer desta forma, não sei se o Sporting o vai conseguir segurar.»