Jogadores do Burnley a celebrarem a subida à Premier League em Turf Moor
Jogadores do Burnley a celebrarem a subida à Premier League em Turf Moor
Foto: IMAGO

Muro à frente da baliza? Burnley ameaça recorde de Mourinho em Inglaterra

INTERNACIONAL24.04.202518:06

Equipa de Marcus Edwards, que garantiu a subida à Premier League na próxima temporada, está perto de fazer história, a vários níveis

O principal já está feito. O Burnley vai regressar à Premier League em 2025/26. Esse objetivo foi alcançado na última segunda-feira, após derrotarem em casa o Sheffield United (2-1), rival na luta pela subida, mas ainda há um título para conquistar e recordes para quebrar até ao final da temporada.

Faltam apenas dois jogos para terminar esta edição do Championship e a equipa de Scott Parker está em igualdade pontual (94) com o Leeds United, que também festejou a promoção no início da semana. No entanto, a formação de Daniel Farke, que não tem a continuidade no comando técnico garantida, tem uma melhor diferença de golos (60 contra 46), apesar de não ter vantagem no confronto direto (0-0 e 0-1), e é isso que conta.

O histórico de Yorkshire marcou 89 golos em 44 jogos, contra 61 do Burnley, que supera no aspeto defensivo: sofreu apenas 15 golos contra os 29 do seu adversário na disputa pelo campeonato. Este é um registo digno de campeão e que ameaça, inclusive, o recorde de José Mourinho pelo Chelsea, em 2004/05. Nessa edição, os blues sofreram apenas 15 golos em 38 jogos e venceram a Premier League, só com uma derrota (0-1 em casa do Manchester City).

José Mourinho a levantar a primeira Premier League do Chelsea em 50 anos
José Mourinho a levantar a primeira Premier League do Chelsea em 50 anos

Claro que é diferente, o nível da Premier League e do Championship, mas referir também que o segundo escalão tem mais seis jogos do que o primeiro. Para além disso, há mais números na liga que demonstram a grande temporada dos clarets. Atualmente, levam 31 jogos consecutivos sem perder, o segundo maior registo na história da segunda divisão, e só perderam dois jogos - Sunderland e Millwall, ambos fora e por 0-1 no início da época -, o menor número em Inglaterra, a par do Liverpool.

Referir ainda que nenhum clube lhes marcou dois golos num só jogo e que continuam invictos em Turf Moor - 13 vitórias e nove empates, sendo que praticamente metade dos golos sofridos (7 de 15) foram em casa. Um dos registos mais impressionantes são os 12 jogos consecutivos sem sofrer - 1.131 minutos -, todos com James Trafford, ex-Man. City, na baliza.

Para além de ainda ter a possibilidade de conquistar o título, embora não dependa de si próprio, o Burnley ainda pode chegar aos 100 pontos em duas épocas consecutivas no Championship, mas para isso tem de vencer ambos os jogos. Os clarets defrontam fora o QPR, 15.º classificado, e em casa o Millwall, 8.º classificado, enquanto o Leeds recebe o Bristol City, quinto classificado e nas contas do play-off, e vai ao terreno do Plymouth, lanterna-vermelha. Os jogos realizam-se nos dois próximos fins de semana e fica a curiosidade para saber se conseguem manter este nível, após as celebrações.

Sugestão de vídeo:

Extremo inglês não esquece os antigos companheiros
0 seconds of 25 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Ssstwitter.com 1746721020691
00:33
00:00
00:25
00:25