Ex-internacionais de Portugal, Marrocos e Espanha dão a cara pela candidatura conjunta dos três países que vão organizar a prova
0 seconds of 1 minute, 51 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:51
01:51
 

Mundial 2030 em Portugal, Espanha e Marrocos pode vir a ter 64 seleções

INTERNACIONAL06.03.202516:07

FIFA vai analisar sugestão do presidente da federação do Uruguai

A FIFA anunciou esta quinta-feira que vai analisar «uma proposta para um Mundial com 64 equipas em 2030 para celebrar o centenário» da organização que rege o futebol mundial, confirmou um porta-voz à agência Reuters. A proposta «foi espontaneamente levantada por um membro do Conselho da FIFA na agenda miscelâneos, perto do final do Conselho da FIFA realizado a 5 de março», explicou a mesma fonte.

Segundo o jornal New York Times, a sugestão veio de Ignacio Alonso, presidente da federação de futebol do Uruguai. O país sul-americano será um dos anfitriões dos três jogos inaugurais (com Argentina e Paraguai), que visam comemorar a primeira edição da prova, precisamente em 1930, no Uruguai. Portugal, Espanha e Marrocos são os organizadores formais, que deveriam receber os restantes 101 jogos. Esses seis países têm vagas já reservadas na fase final.

«A FIFA tem o dever de analisar qualquer proposta de um dos membros do Conselho», acrescentou o porta-voz à Reuters. Mas segundo o New York Times, Gianni Infantino, presidente da FIFA, considerou a sugestão «interessante».

A edição de 2026, organização conjunta entre Estados Unidos, Canadá e México, será a primeira com 48 seleções, número que deveria manter-se em 2030. Até 2022, a fase final dos Campeonatos do Mundo tinha apenas 32 equipas.