Missão cumprida Sporting. Mas não era preciso gerir tanto…
Daniel Bragança foi aposta no meio campo para o duelo com o Raków

Liga Europa Missão cumprida Sporting. Mas não era preciso gerir tanto…

NACIONAL09.11.202322:00

Leões dão passo importante na Liga Europa com dois golos de Pedro Gonçalves, ambos de penálti, um em cada parte. Em superioridade númerica desde o minuto 12' foi notória a diferença de qualidade entre as equipas. Mas a gestão (em demasia) ainda foi punida com um golo do Raków que obrigou a um ligeiro sofrimento. Desnecessário...

Missão cumprida. Com competência. O Sporting venceu um adversário que apresentou algumas fragilidades e que se acentuaram muito cedo, com uma expulsão de Racovitan, logo aos 12’, e uma grande penalidade (convertida por Pedro Gonçalves) que retirou qualquer tipo de pressão que pudesse existir para vencer um jogo que era importante nas contas do apuramento da Liga Europa. A primeira parte teve pouca história. O Sporting, com algumas surpresas no onze, nomeadamente a entrada de St. Juste (para o lugar de Diomande) e o recuo (mais uma vez…) de Pedro Gonçalves para o meio-campo, cedo tomou conta do jogo, com um Trincão muito inspirado e um Marcus Edwards a desequilibrar o setor recuado do Raków.

As ocasiões foram surgindo com alguma naturalidade. Todas elas, claro está, para os leões. Que, diga-se, nunca precisaram de acelerar muito. Até porque, por certo, Rúben Amorim jogou também com o importante dérbi do próximo domingo, levando para o banco muitos jovens como Tiago Ferreira, Afonso Moreira ou Rodrigo Ribeiro. Deu, então, para quase tudo. Vencer, que era o mais importante, manter os índices físicos em grande parte do grupo e aproveitar para observar em competição alguns jovens de Alcochete. A vantagem ao intervalo, de 1-0, ainda assim, era escasso para o domínio dos leões. 

Pedro Gonçalves foi decisivo com dois golos que selaram o triunfo

A segunda parte ainda poderia ser mais tranquila. Não foi porque Paulinho, em dia do 31.º aniversário, viu um golo anulado por fora de jogo, logo nos instantes iniciais do reatamento. Não marcou Paulinho voltou a marcar… Pedro Gonçalves. Tal como no primeiro golo, a bisar numa grande penalidade, desta vez a punir uma mão de Rundic na área após cruzamento de Marcus Edwards. 2-0 e contas… fechadas. Ou quase. A partir daqui a ordem foi para gerir. Assim que surgiu o segundo golo, Rúben Amorim mexeu na equipa lançando Hjulmand, Matheus Reis e Fresneda (lateral que voltou a ser testado num ambiente e vantagem mais confortável). E ainda deu para estrear um jovem esquerdino, Tiago Ferreira, de 21 anos, que se estreou com a camisola da equipa principal dos leões, além de Diomande que aproveitou os últimos minutos para entrar e ganhar algum ritmo competitivo. 

Mas como o futebol não é uma ciência exata, quando o Sporting se preparava para tirar o pé do acelerador, eis que surge o inesperado golo do Raków. Um lance que surge na sequência de uma bola parada, Cebula remata cruzado, Adán ainda defende a primeira, mas à segunda, oportuno, Rundic empurrou para o 2-1. Um golo que ainda deu um alento final, mas insuficiente para surpreender a equipa leonina que não voltou a cometer mais erros. 

Venceu, é certo, sem brilhantismo, mas ganhou muito mais do que isso. Uma vitória, boa gestão física dos jogadores, estreias de jovens da formação e prolongar o bom momento a poucos dias do escaldante dérbi com as águias. Mas não era preciso ter corrido tantos riscos na segunda parte…

 

Confira as principais incidências do jogo

Final do jogo - Sporting vence por 2-1

O Sporting deu passo importante rumo à qualificação na Liga Europa num triunfo onde não precisou de acelerar muito. Dois golos de Pedro Gonçalves (ambos de penálti) selaram um triunfo em que os leões jogaram desde o minuto 12 em superioridade numérica, mas no qual correram riscos (desnecessários...) nos últimos minutos com um golo do Raków que ainda deu vida aos polacos no último suspiro da partida.

90) Sporting tenta gerir e espreitar uma oportunidade para matar o jogo. Vão jogar-se mais 6 minutos em Alvalade.

84) Grande lance! Daniel Bragança proporciona uma defesa tremenda a Kovacevic! Excelente cruzamento de Fresneda no corredor direito.

Estão 32940 espetadores em Alvalade. 

72) Daniel Bragança tentou o terceiro golo com um remate já dentro da área, mas um defesa polaco volta a estar no sítio certo e evita um lance de enorme perigo.

Sporting sofre um golo quando poucos esperavam. Lance começa na marcação de um livre, bola para o corredor direito, Cebula remata quase sem ângulo, Adán não consegue fazer uma defesa completa e bola sobra para o central que, sem oposição, consegue reduzir em Alvalade. 

71) Golo do Raków! O central Rundic reduz o marcador. 

Rúben Amorim vai dar um prémio a um jovem da academia: Tiago Ferreira. 

65) Defesa enorme de Kovacevic a remate de Trincão! 

Nota importante no segundo golo: Pedro Gonçalves faz história e torna-se no primeiro jogador do Sporting a fazer um bis de grandes penalidades nas provas europeias.

56) Rúben Amorim mexe na equipa. Saem Esgaio, Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio, entram Hjulmand, Fresneda e Matheus Reis. O técnico dos leões começa a refrescar a equipa e a gerir uma vantagem confortável de dois golos. 

Está feito o segundo em Alvalade. Novamente por Pedro Gonçalves num castigo máximo a punir a mão de Rundic na área após cruzamento de Edwards. O Sporting fica com margem mais confortável. 

52) Golo do Sporting! Pedro Gonçalves!

Penálti confirmado pelo VAR. Bola para Pedro Gonçalves bisar.

50) Sporting pode conquistar mais um penálti. Num cruzamento de Edwards e bola na mão de Rundic.

46) Paulinho marca mas o lance é invalidado por fora de jogo do avançado português.

Início da segunda parte.

Intervalo em Alvalade

Sporting termina os primeiros 45' minutos na frente do marcador. Um golo de Pedro Gonçalves, numa grande penalidade, faz a diferença, nesta altura. Uma partida dominada pelos leões que, mesmo sem acelerar muito, vão controlando e gerindo uma vantagem perante um adversário que ficou reduzido a 10 após a expulsão de Racovitan logo ao minuto 12'.

Vão jogar-se mais três minutos em Alvalade nesta primeira parte.

42) Edwards quase marca! Grande lance do inglês, da direita para o centro, a arriscar o remate para uma enorme defesa de Kovacevic!

Jogo caminha para o intervalo com o Sporting a dominar um adversário que acabou por sentir o golo e a expulsão ainda cedo.  

40) Trincão enche o pé esquerdo, num remate em arco, e bola sai com perigo. O Sporting continua por cima. 

32) Nuno Santos arrisca o remate e bola sai perto da barra da baliza de Kovacevic

Refira-se que Pedro Gonçalves marcou o 8.º golo nas provas europeias: quatro na Champions e quatro na Liga Europa.

17) Raków obrigado a mexer após a expulsão de Racovitan. Adnan Kovacevic entra em jogo para a saída de Nowak.

Sporting muito concentrado, com Trincão em bom plano, consegue colocar-se em vantagem e jogar, desta vez, ao contrário do que aconteceu na Polónia, em superioridade numérica após a expulsão de Racovitan no lance do penálti que envolveu St. Juste. 

Está feito o primeiro. Pedro Gonçalves não desperdiça a grande penalidade e coloca os leões em vantagem. 

14) Golo do Sporting! Pedro Gonçalves!

Penálti para o Sporting! E expulsão de Racovitan! 

O árbitro dirige-se ao monitor para ver o lance com mais detalhe.

9) Lance polémico na área do Raków. Queda de St. Juste e VAR analisa o lance.

6) Mais um remate de meia distância, desta vez com Daniel Bragança a arriscar. A bola sai perto do poste esquerdo da baliza de Kovacevic.

3) Paulinho dá primeiro sinal de perigo. Um forte remate de pé direito para defesa segura de Kovacevic.

Arranca o jogo em Alvalade. O Sporting sai com a bola. 

Nuno Santos homenageado em pleno relvado com o presidente Frederico Varandas presente na entrega de placa de 150 jogos pelos leões. 

Tudo preparado para o arranque da partida. Rúben Amorim já subiu ao relvado e seguem-se as equipas

Aquece o ambiente em Alvalade num onze dos leões com muitas novidades. Nota para as entradas de St. Juste (para o lugar de Diomande) e de Pedro Gonçalves que volta a ser aposta no meio-campo fazendo dupla com Daniel Bragança

Já há onzes
Sporting: Adán; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Nuno Santos; Marcus Edwards, Paulinho e Trincão

Suplentes: Franco Israel, Callai, Matheus Reis, Neto, Dário Essugo, Fresneda, Diomande, Hjulmand, Eduardo Quaresma, Tiago Ferreira, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro

Raków: Kovacevic; Tudor, Bogdan Racovitjan e Rundic; Jean Carlos, Kochergin, Berggren e Plavsic; Nowak, Crnac e Yebboah

Suplentes: Antonios Tsiftsis, Lederman, Kovacevic, Sorescu, Arsenic, Mras, Cebula, Kittel e Piasecki

Hoje será um dia especial para Paulinho. O avançado, que esta noite será a referência ofensiva dos leões face ao castigo de Gyokeres, cumpre o seu 31.º aniversário, uma data assinalada nas redes sociais dos leões. 

Jogo de decisões em Alvalade. O Sporting joga esta noite uma cartada importante numa desejada continuidade nas provas europeias. Um duelo contra os polacos do Raków, que chegam ao recinto leonino motivados pelo recente empate (1-1) em Sosnowiec, num jogo que, recorde-se, ficou marcado pela prematura expulsão de Gyokeres logo nos primeiros minutos.

Esta noite contar-se-á uma nova história, numa partida que terá muitos ingredientes importantes. Não só porque uma vitória dará um novo alento para os jogos seguintes, com o Sturm Graz e Atalanta, mas também porque estamos na contagem decrescente para um escaldante dérbi com o Benfica, marcado para o próximo domingo, também em Alvalade, no qual o conjunto de Rúben Amorim tentará consolidar a liderança na tabela.