Jorge Jesus enfrenta Pedro Emanuel com o Al Nassr a ver (de longe)
Al Hilal (sup. esq) joga com o Al Khaleej de Pedro Emanuel (inf. esq.). O Al Nassr (sup. dir.) enfrenta o Damac (inf. dir.) (Fotos: X/@AlHilal_SG; X/@SPL; X/@Alnassr; X/@SPL.)

Antevisão Jorge Jesus enfrenta Pedro Emanuel com o Al Nassr a ver (de longe)

Al Hilal enfrenta o Al Khaleej, Al Nassr visita Damac. Líder e vice-líder já têm em mente o embate entre si daqui a três dias

Primeiro e segundo enfrentam, respetivamente, nono e oitavo na classificação da Saudi Pro League. O Al Hilal, de Jorge Jesus e Rúben Neves, joga com o Al Khaleej, de Pedro Emanuel, Fábio Martins, Pedro Rebocho e Ivo Rodrigues, à mesma hora que o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, Luís Castro e Otávio se desloca ao reduto do Damac.

Começando pelo líder do campeonato, que lidera as probabilidades de vitória em duelo muito português, o Al Hilal vai jogar pela 32.ª vitória consecutiva. Depois de dois triunfos com pouca margem - 4-3 frente ao Al Shabab e 2-1 contra o Damac - a equipa de Jesus e Neves vem agora de uma folgada vitória por 3-0 frente ao Al Akhdood.

O líder destacado do campeonato saudita (leva 12 pontos à maior sobre o Al Nassr) ainda não perdeu nesta edição da competição. São 24 vitórias em 26 partidas, numa equipa que, à partida, apenas tem Neymar como baixa definida.

No nono lugar e a 40 (!) pontos do líder está o Al Khaleej, que atravessa uma das melhores fases na temporada. São já seis encontros consecutivos sem perder - três vitórias e outros tantos empates - para a equipa de Pedro Emanuel, que deverá contar com Fábio Martins, Pedro Rebocho e Ivo Rodrigues nas contas.

O que podemos esperar desta partida? Para já, vale a pena realçar que, na segunda-feira, o Al Hilal e o Al Nassr jogam para a Supertaça. Há a possibilidade de Jorge Jesus promover algumas alterações que, ainda assim, não deverão ser de tal forma radicais que alterem o sentido do jogo: o Al Hilal é favorito e irá, certamente, assumir o controlo do jogo. O Al Khaleej é, no entanto, uma equipa que sabe defender: apesar de ocupar o nono lugar, é a sexta melhor defesa da prova.

Apesar do segundo lugar que ocupa, o Al Nassr precisa de uma conjugação de fatores demasiado favorável para ainda poder lutar pelo campeonato. São, como anteriormente referido, 12 pontos que separam o conjunto de CR7, Otávio e Luís Castro do topo da tabela. E, com o encontro da Supertaça à porta, com o terceiro classificado a 11 pontos de distância e frente a um Damac que só venceu um dos seus últimos oito jogos na Saudi Pro League, é pela rotação que pode também passar a ideia do técnico português.

Não há, porém, como não destacar o momento extraordinário de Cristiano Ronaldo. Nos últimos dois jogos, o astro leva seis golos e duas assistências! É pela veia goleadora que poderá passar o jogo do Al Nassr: frente a um adversário mais fraco, a opção poderá ser assegurar a vitória cedo e, depois, gerir, com a mira num dos poucos troféus que o Al Nassr ainda pode conquistar esta temporada.