14 abril 2025, 11:36
«Manchester United tem jogadores piores do que Marcus Edwards»
Tim Sherwood elogia extremo cedido pelos leões, em bom plano no Burnley, que está no topo da tabela do Championship em igualdade pontual com o Leeds
Vitória (2-1) com o Sheffield United garante subida direta à Premier League e o acionar da cláusula de compra definida no contrato de empréstimo do avançado aos ingleses. Dos 10 milhões, 3,5 são para entregar ao Tottenham
O Euromilhões sai à terça-feira mas o Sporting já ganhou um jackpot esta segunda: o Burnley paga 10 milhões de euros pelo passe de Marcus Edwards, avançado de 26 anos que os verdes e brancos lhe emprestaram em janeiro e que agora, já está confirmado, fica definitivamente no clube que garantiu a subida à Premier League. Era essa a cláusula que obrigava o emblema do Championship a acionar a compra, a subida está confirmada e os leões esfregam as mãos com mais milhões a entrar nos cofres.
14 abril 2025, 11:36
Tim Sherwood elogia extremo cedido pelos leões, em bom plano no Burnley, que está no topo da tabela do Championship em igualdade pontual com o Leeds
Marcus Edwards foi pelo Sporting contratado ao Vitória de Guimarães em janeiro de 2022, €7,5 milhões por 50 por cento do passe — mais tarde, aquando da transferência de Pedro Porro para o Tottenham, os verdes e brancos adquiriam mais 15 por cento —, contrato válido até junho de 2026 e cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Três anos depois e sem espaço na equipa agora de Rui Borges, o avançado inglês foi cedido no mercado de inverno e sai em definitivo no final da temporada.
O Burnley ficou então com cláusula de compra, obrigatória na subida à Premier League. E esta segunda-feira garantiu-a ao vencer o Sheffield United, por 2-1, na 44.ª jornada do Championship, num jogo que opôs 2.º e 3.º classificados. Quando faltam disputar duas rondas, o Burnley já garantiu, pelo menos, o 2.º lugar, último a valer subida direta – luta agora com o Leeds pelo título do 2.º escalão de Inglaterra, ambos com 94 pontos. E por isso a obrigatoriedade de pagar 10 milhões por Edwards, que assim deixa de ser jogador leonino no final da temporada.
No final das contas, o Sporting vai enviar 3,5 milhões para o Tottenham, clube de formação do jogador e que tem direito a 35 por cento desta venda. Dos 10 milhões, a SAD leonina arrecada 6,5 milhões de euros.
Nesta segunda-feira, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Rio Ave, da Taça de Portugal, Rui Borges foi confrontado com a então ainda possibilidade de saída de Edwards e se o avançado foi desportivamente bem aproveitado em Alvalade.
«É algo que me ultrapassa um bocadinho, tem mais a ver com a estratégia de empréstimo ou venda do atleta. Se foi aproveitado ou não, não posso falar muito. Comigo pouco ou nada jogou. Para trás, foi importante em alguns momentos, noutros nem tanto. Faz parte dos momentos de forma dos jogadores. Independentemente disso, tem mais a ver com a estrutura do que comigo», disse o treinador.
No jogo desta segunda-feira, que definiu a transferência definitiva, para o Burnley marcou Josh Brownhill (28’ e 44’, gp) e Thomas Cannon (37’) para Sheffield United. Edwards foi titular mas saiu aos 62’, dando lugar a Josh Laurent.
ou seja mau negocio pois perdeu dinheiro, vai receber menos dinheiro que deu para compra-lo