Momento em que Gianni Infantino oferece camisola ao Papa Francisco
Gianni Infantino e o Papa Francisco

Infantino recorda última conversa com o Papa e deixa garantia

Presidente da FIFA destaca a emoção no adeus a Francisco e confirma realização de um jogo em setembro em sua memória

Gianni Infantino, presidente da FIFA, recordou este sábado, em declarações à Sky TG24, a última conversa que teve com o Papa Francisco e deixou uma garantia.

«No último encontro com o Papa, tínhamos discutido a organização, este ano, de um jogo para as crianças com lendas do futebol mundial, de forma a unir a paixão que o Papa tinha pelo futebol e também pela unidade dos jovens. Este jogo que tínhamos planeado para setembro será definitivamente realizado em sua honra e memória», assegurou o dirigente, no dia em que o mundo se despediu do Sumo Pontífice, que que morreu na passada segunda-feira aos 88 anos.

«Havia uma relação especial com o Papa Francisco, era um grande adepto de futebol. Esta manhã, na praça do Vaticano, foi uma emoção única. Tantas pessoas de todo o mundo unidas em nome do Papa Francisco, assim como líderes mundiais. Pensando nas suas palavras, no desporto e no futebol que unem o mundo, ver todas estas pessoas unidas foi uma grande emoção», considerou.

E destacou o peso da modalidade: «O futebol é uma escola de vida onde se aprende muito, o Papa Francisco disse-o, aprende-se a estar com os outros, a respeitar os adversários, as regras. Aprende-se a ganhar e também a perder Na derrota, ficamos tristes, mas no jogo seguinte podemos voltar a lutar.»

Sugestão de vídeo: