Horta na casa de partida e sem o 'stress' do último verão

SC Braga Horta na casa de partida e sem o 'stress' do último verão

NACIONAL11.07.202311:29

A sensivelmente um mês da entrada em cena na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o SC Braga recebeu Ricardo Horta de braços abertos para o primeiro treino da nova temporada. Com o regresso de ilustre figura a casa, restam Víctor Gómez e Abel Ruiz para a reunião plena da task force, mas os espanhóis serão enquadrados na equipa apenas no estágio agendado para o Algarve.

Esta é a oitava temporada consecutiva de Ricardo Horta ao serviço dos guerreiros. O extremo chegou no verão de 2016 a Braga, numa fase inicial a título de empréstimo, e desde essa época até ao presente saltou barreiras impressionantes para entrar a fundo na história do clube. Em sete épocas com a camisola arsenalistas, Horta ultrapassou sistematicamente as 40 partidas por ano - realizou 45 em 2022/2023 - e juntou a este belo número golos a cadência impressionante - anotou 17 na última época -, colocando a fasquia num nível quase estratosférico.

Dentro desta bitola, o extremo transformou-se no melhor marcador de sempre dos guerreiros e prepara-se para assaltar, já esta temporada, o pódio dos mais utilizados na existência centenária do clube, restando-lhe 21 partidas para igualar Alan no 2.º lugar da tabela.

O regresso de Ricardo Horta ao SC Braga numa fase em que as eliminatórias da Champions se aproximam rapidamente traz experiência e maturidade aos minhotos, mas também oferece um enquadramento técnico que Artur Jorge aprecia.  Graças à polivalência que tem exibido ao longo das épocas, o capitão dos arsenalistas pode revelar-se como extremo ou no apoio mais direto ao ponta de lança e essa versatilidade será certamente colocada novamente à prova este ano pelo treinador.

Ao contrário do que aconteceu em julho do ano passado, certamente o mês mais quente da sua carreira de alto nível, Ricardo Horta não enfrenta desta vez a perturbação que então viveu, com a possibilidade de transferência para o Benfica a dominar as atenções durante várias semanas. Aparentemente, o mercado de transferências apresenta-se agora bastante calmo para o capitão dos guerreiros...