Hat-trick de Aubameyang provoca mais uma derrota do Ajax
Aubameyang festeja hat-trick ao Ajax (Foto: PanoramiC/IMAGO)

Liga Europa Hat-trick de Aubameyang provoca mais uma derrota do Ajax

INTERNACIONAL30.11.202322:28

Neerlandeses, no último lugar do Grupo B, confirmam época para esquecer

O Marselha venceu esta quinta-feira o Ajax por 4-3, em jogo da 5.ª jornada do Grupo B da Liga Europa.

Pierre Emerick Aubameyang foi a grande figura da partida do Vélodrome ao marcar três golos, incluindo um de pontapé de bicicleta.

O show do gabonês começou logo aos 9 minutos na conversão de um penálti. No entanto, os neerlandeses reduziram logo na jogada seguinte através do primeiro de dois golos de Brian Brobbey.

Chancel Mbemba, ex-jogador do FC Porto, desfez o empate aos 26 minutos, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto de Jonathan Clauss.

Depois de já ter assistido Brian Brobbey no 1-1, Steven Berghuis voltou a fazer o mesmo no 2-2 aos 30 minutos. Quatro golos na primeira meia-hora, sem dúvida um grande arranque na partida.

A segunda parte arrancou praticamente com mais um golo. O tal golo de Aubameyang, de pontapé de bicicleta, após cruzamento de Amit Harit, aos 48 minutos. Uma bofetada de luva branca do antigo jogador de Borussia Dortmund, Arsenal, Barcelona e Chelsea, que aos 34 anos já era dado como acabado para o futebol.

Os Filhos dos Deuses ficaram aos 63 minutos reduzidos a dez jogadores, numa decisão um pouco rígida do árbitro da partida, o italiano Simone Sozza.

Mesmo em inferioridade numérica, o Ajax voltou a empatar. Aos 79 minutos, Chuba Akpom recebeu a bola de Kristian Hlynsson e atirou para novo empate.

O conjunto de Gennaro Gattuso conseguiria os três pontos num último fôlego. Mais um penálti, o segundo, convertido por Aubameyang, ao terceiro minuto de compensação. 

O Brighton, que venceu por 1-0 em Atenas o AEK, com um golo de João Pedro dos 11 metros (55 minutos), vai lutar com o Marselha na última jornada pelo apuramento direto. O Ajax é o último do grupo e está, como os gregos, eliminado.