Gabri Veiga: «Fiquei impressionado quando joguei contra Cristiano Ronaldo»
Gabri Veiga, internacional espanhol que joga pelo Al Ahli (IMAGO)

Gabri Veiga: «Fiquei impressionado quando joguei contra Cristiano Ronaldo»

Médio espanhol está no Porto a recuperar de lesão e, em entrevista ao jornal 'As', falou sobre a vida e o nível do futebol que se faz sentir no país, bem como das grandes figuras que se juntaram aos clubes do campeonato - com especial destaque para CR7

Gabri Veiga, jogador do Al Ahli e da seleção espanhola, está no Porto a recuperar de uma lesão que sofreu ao serviço do seu clube. Em entrevista dada ao jornal espanhol As, revelou-se espantado com o nível do futebol que se pratica no país e, também, com Cristiano Ronaldo.

Veiga foi questionado sobre se a existência de amantes de futebol no país se deve à chegada de CR7, algo que desmentiu: «É talvez o país da Ásia, juntamente com o Japão, onde há mais cultura futebolística. Dá para ver que não é uma questão de dois ou três anos, desde que o Cristiano chegou, mas que vem de trás. Talvez agora se torne mais visível, por razões óbvias, mas na rua vê-se crianças com a bola nas mãos, que é o que se perde em Espanha. Vês crianças vestidas com camisolas de Real Madrid, Barça, City, seleção... É uma coisa linda de ver e fico feliz que seja assim.»

O jogador espanhol também desmente que a qualidade venha apenas dos jogadores estrangeiros. «Todos sabemos o nível de Mahrez, Cristiano, Benzema..., mas os jogadores sauditas também estão bastante evoluídos. Isso diz muito da formação. Vês os jogadores e dizes 'há um futuro aqui também e grandes coisas estão sendo feitas'. Ao fim e ao cabo, há a regra dos oito europeus, mas os jogadores sauditas também são importantes. Por exemplo, no Al Hilal, o capitão, que é saudita [Salem Al-Dawsari] é um dos seus melhores jogadores. Fiquei muito surpreendido com o nível, porque realmente não esperava e é muito bom. Além disso, vai continuar a melhorar, é isso que importa», disse.

E qual foi o jogador que mais impressionou Gabri Veiga? «O cliché é dizer Cristiano, não é? Fiquei impressionado quando joguei contra ele, a qualidade que ele tem nos toques, na finalização, aquela sensação de grande jogador que todos conhecemos», disse o atleta que, diz, não pode considerar que a Liga Saudita é uma das cinco melhores do planeta: «Acho que Ronaldo pode fazer essa avaliação, porque ele está cá há muito mais anos do que eu, jogou nas melhores ligas e pode ser um dos melhores da história. Ainda não posso fazer essa avaliação, mas o que espero é que continue a crescer e que grandes coisas continuem a acontecer», afirmou.