Óbito Futebol despede-se de Jorge Sampaio: «Até sempre!»
Liga decretou um minuto de silêncio em todos os encontros da quinta jornada dos campeonatos profissionais em memória de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República que faleceu esta sexta-feira, aos 81 anos.
«Foi, sem dúvida alguma, uma figura ímpar da sociedade portuguesa. Hoje vemos partir um líder consensual e amável, fiel ao seu Sporting, mas grande adepto e impulsionador do futebol, e do Desporto em geral. Nesta hora de dor quero deixar uma palavra de carinho à família e amigos, ficando a enorme gratidão pelo legado que deixou para o nosso País», lembrou Pedro Proença em declarações ao site da Liga, que recorda também o «papel preponderante» de Jorge Sampaio «no desenvolvimento do desporto nacional, tendo sido um dos fundadores do Sindicato dos Jogadores».
No site da Federação Portuguesa de Futebol, o presidente do organismo Fernando Gomes também assinalou a «profunda emoção e tristeza» pela morte de uma «figura incontornável da democracia do nosso País».
«Foi também uma personalidade importante para o futebol português pelo contributo que deu como jurista e como figura pública que se manteve sempre atento ao fenómeno desportivo. O papel que desempenhou enquanto Presidente da República ao apoiar a realização do Campeonato da Europa de 2004 em Portugal e partilhar o seu entusiasmo com a organização e a Seleção Nacional foram bem demonstrativos do seu envolvimento como mais alta figura do Estado e a paixão que sempre teve pelo futebol», lembrou o líder máximo da FPF.
Através das redes sociais, Sporting e FC Porto também deixaram mensagens de condolências à família do antigo Presidente da República. Já o Benfica publicou uma nota no site oficial recordando o legado de quem «dedicou a vida à defesa intransigente da democracia e ao estabelecimento de uma sociedade mais justa».