FPF lança campanha de recrutamento de árbitros de futebol, futsal e futebol de praia
José Fontelas Gomes (ASF)

FPF lança campanha de recrutamento de árbitros de futebol, futsal e futebol de praia

NACIONAL23.11.202309:25

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) começa esta quinta-feira uma campanha de recrutamento de árbitros de futebol, futsal e futebol de praia.

«Faz parte do jogo, vem arbitrar» é o mote para a campanha que procura lutar contra a falta de árbitros – algo que acontece também a nível europeu.

Recorde-se que a UEFA quer recrutar 40.000 novos árbitros e no início deste mês, na Liga dos Campeões, promoveu a ação «Ser Árbitro»,  com o nome da campanha presente nas camisolas dos árbitros.  

Haverá ações de sensibilização e promoção com José Fontelas Gomes, presidente do CA da FPF, a explicar a campanha: «O grande objetivo é aumentar a nossa base de recrutamento, ajudando ao mesmo tempo as Associações Distritais e Regionais de futebol no seu processo de recrutamento e retenção, que são problemas com os quais nos debatemos na atualidade. Realçar o trabalho que tem sido feito pelas associações distritais e regionais e pela APAF, em conjunto com o CA da FPF, pela forma inexcedível como têm vindo a realizar o seu trabalho nesta área. Também os árbitros das primeiras categorias de futebol, futsal e futebol de praia estão muito empenhados nesta campanha de recrutamento pois o espírito da arbitragem é mesmo este, com os mais velhos a ajudarem os mais novos.»

«Será a maior campanha jamais efetuada em Portugal e por isso estamos otimistas quanto aos resultados que venhamos a atingir. Queremos continuar a crescer e, para isso, quanto maior for a base da arbitragem melhor», concluiu.