27 abril 2025, 12:32
O cumprimento entre Yamal e o Rei de Espanha que deu que falar (foto)
Jovem extremo do Barcelona foi um dos destaques nas celebrações da conquista da Taça do Rei frente ao Real Madrid
Estrela do Barcelona com ascensão meteórica
Completam-se esta terça-feira, 29 de abril, exatamente dois anos desde a estreia de Lamine Yamal na equipa principal do Barcelona.
O momento, registado em 2023, aconteceu sob o comando de Xavi Hernández num jogo contra o Betis, quando substituiu o seu amigo Gavi.
Xavi revelou ao seu círculo mais próximo que, sempre que tinha de orientar a estreia de um jovem da La Masia, costumava pegar no jogador nos momentos que antecediam a sua entrada em campo, mais para acalmá-lo do que para lhe dar os últimos conselhos táticos, porque o pulso deles batia muito depressa.
No entanto, com Yamal, houve algo a impressionar Xavi naquela noite de primavera contra o Betis: «Não tinha pulso.» Com 15 anos e 290 dias na altura em que se estreou com a camisola da equipa principal do Barça, fê-lo com calma, como se fosse algo normal.
Dois anos passaram e é uma estrela mundial, que já ganhou o prémio Golden Boy, foi um jogador fundamental na conquista do quarto título europeu da seleção espanhola e já está no Top 8 da lista para a Bola de Ouro, destaca o jornal As.
No Barcelona, sempre souberam o que tinham em mãos, dado que, quando o clube contratou Xavi, em novembro de 2021, este já estava informado sobre o «génio» que crescia na academia. Nessa altura, Lamine tinha apenas 14 anos e já se sabia que o seu contexto familiar não era fácil, mas o clube tinha tomado cuidados excecionais com ele.
27 abril 2025, 12:32
Jovem extremo do Barcelona foi um dos destaques nas celebrações da conquista da Taça do Rei frente ao Real Madrid
Na verdade, tinham-no aceitado na La Masia abrindo uma exceção, uma vez que os residentes geralmente não são da província de Barcelona e os lugares estão reservados a miúdos que vêm de longe da Catalunha (Iniesta, Gavi...). Desde então, a equipa técnica principal acompanhou o jogador e confirmou o que lhe tinham dito.
Xavi teve inclusivamente de intervir juntamente com Mateu Alemany e Jordi Cruyff para impedir que o jogador saísse, porque havia um risco real, mesmo antes de assinar o seu primeiro contrato profissional.
19 abril 2025, 10:06
Fabio Capello deixou aviso ao Barcelona antes do duelo da UEFA Champions League contra o Inter
«Daqui a três anos, será o vencedor da Bola de Ouro», perspetivou Óscar Hernández ao irmão Xavi, pouco antes da sua estreia. Podia parecer um exagero, mas a projeção vertiginosa de Lamine nestes dois anos já não o torna tão ilógico... Após uma estreia quase simbólica em 2022/23, Xavi conseguiu geri-lo na época passada. Libertou-o da responsabilidade e dos holofotes numa situação desportiva difícil e, até se tornar inevitável dar-lhe a camisola de titular indiscutível, foi passo a passo. Isso permitiu a Yamal chegar fresco ao Europeu, onde confirmou explosão como estrela mundial.
Lamine acumula recordes. O campeão mais jovem da história do Barcelona (15 anos e 305 dias), o marcador mais jovem da história do clube na La Liga, o vencedor mais jovem do Campeonato da Europa… O currículo de Lamine já está decorado, a nível de clubes, com um título da La Liga, Taça do Rei e Supertaça. Conquistas sérias para um jovem que ainda não completou 18 anos e que tem a oportunidade de levantar também a sua primeira Liga dos Campeões, o que o tornará automaticamente num candidato à Bola de Ouro.
Esta quarta-feira, contra o Inter, fará o seu 100.º jogo pelo Barça, com 21 golos e 33 assistências até ao momento.
Sugestão de vídeo: