Estados Unidos e México no Mundial (Costa Rica no ‘play-off’)

CONCACAF Estados Unidos e México no Mundial (Costa Rica no ‘play-off’)

INTERNACIONAL31.03.202209:54

Os Estados Unidos (11.ª vez, sendo que tinham falhado a última edição) e o México (17.ª e oitava consecutiva) qualificaram-se na última madrugada para o Mundial de futebol do Catar, que será jogado entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano.

Ambas as seleções estavam em excelente posição de o conseguir, à partida para a 14.ª e última ronda da fase final da zona CONCACAF, e não houve surpresas. Os Estados Unidos foram derrotados na Costa Rica por 0-2 (Juan Pablo Vargas, aos 51’, e Anthony Contreras, aos 59’), mas podiam perder por cinco golos, ao passo que o México, que também podia passar mesmo em caso de derrota, recebeu e venceu El Salvador por 2-0 (Uriel Antuna, aos 17’, e Raúl Jiménez, aos 43’, de penálti).

Nos outros jogos, o Canadá (já qualificado e repetindo a única presença de 1986), com o médio Stephen Eustáquio, do FC Porto, a titular, perdeu por 0-1 no Panamá (Gabriel Torres, aos 49’), ao passo que a Jamaica bateu em casa as Honduras (2-1).

O Canadá terminou a qualificação em 1.º lugar, com 28 pontos, o México em 2.º, com a mesma pontuação, os Estados Unidos em 3.º, com 25, a Costa Rica em 4.º, com os mesmos 25, o Panamá em 5.º (21), a Jamaica em 6.º (11), El Salvador em 7.º (10) e Honduras em 8.º (4).

Falta referir que a Costa Rica, que conta cinco presenças em fases finais de Mundiais, e que esteve nas duas últimas, ainda pode conseguir bilhete para o Catar: vai disputar o ‘play-off’ intercontinental com a Nova Zelândia, vencedora da qualificação da Oceânia.

São agora 29 as seleções apuradas, ou seja, faltam três vagas. Uma delas será para País de Gales, Ucrânia ou Escócia (‘play-off’ europeu) e as outras duas para os vencedores dos ‘play-offs’ intercontinentais, o já referido entre Costa Rica e Nova Zelândia e o outro entre Austrália ou Emirados Árabes Unidos (ainda vão jogar entre si) e Peru.