Essende: «Espero um FC Porto muito forte, mas penso sempre em ganhar»
Samuel Essende a receber um prémio de Homem do Jogo

Essende: «Espero um FC Porto muito forte, mas penso sempre em ganhar»

NACIONAL27.10.202323:00

Avançado do Vizela fez a antevisão ao jogo com os dragões e falou da adaptação a Portugal

Samuel Essende tem sido a figura do Vizela na presente temporada. O avançado de 25 anos está com as expetativas em alta para o jogo com o FC Porto, pois é «uma grande oportunidade» para mostrar o seu valor «contra uma das melhores equipas de Portugal». O jogador francês diz que os dragões são «uma grande equipa» e pensa que o cansaço, devido ao jogo de quarta-feira para a Liga dos Campeões, não irá fazer diferença.

«Espero um bom FC Porto, é uma grande equipa. Claro que seria melhor se não se apresentassem em grande forma, mas não é isso que esperamos, porque a equipa deles é muito boa. Têm muita qualidade. Jogaram quarta, podem estar um pouco fatigados, mas com a motivação e a qualidade que têm, não creio que possa pesar. Estamos a preparar bem o jogo, é uma grande oportunidade para mostrarmos o nosso valor contra uma das melhores equipas de Portugal. Espero um FC Porto muito forte, como vemos todas as semanas. Cabe-nos encontrar soluções para ganhar», salienta.

Apesar das dificuldades, Essende pensa sempre em ganhar. «Espero o melhor. Eu espero sempre ganhar. Quando começa o jogo, acho sempre que vou ganhar. É isso que penso, vivo para isso. Espero que façamos um bom jogo, que façamos aquilo que sabemos, porque temos qualidade para isso. Se fizermos o que fazemos no treino, espero muito da minha equipa, confio muito no FC Vizela», avisa.

A viver a primeira experiência em solo lusa, o francês ficou surpreendido com o nosso campeonato. «Toda a gente conhece o futebol português, essencialmente por causa de FC Porto, Benfica e Sporting. Mas fiquei surpreendido com a agressividade e intensidade deste campeonato. A riqueza técnica e tática do futebol português penso que toda a gente conhece. O que mais me surpreendeu é que aqui as pessoas adoram essa agressividade, intensidade. E isso é bom, muito bom», refere.

O jogador formado no Paris Saint-Germain diz que ainda tem «vários objetivos» para conquistar. «Quero estar no top. Se fizermos bem o nosso trabalho, vão olhar para nós de forma diferente claro. Se já me conhecem, cabe-me encontrar outras soluções para o meu jogo, para fazer golos, assistir ou ajudar a equipa da melhor forma possível», avalia Essende.

«Quem me conhece sabe que eu nunca estou satisfeito. O arranque foi bom, mas quem me conhece sabe que quero sempre mais, espero sempre mais de mim. Todos os jogadores querem ser bem-sucedidos e melhorar. Estou seguro de mim, sei que o que fiz foi bom, mas na minha cabeça eu quero mais, quero sempre mais. Se conseguir fazer ainda melhor, ótimo», completa.