29 janeiro 2025, 19:23
Mercado oficial: ex-FC Porto reforça o Flamengo
Danilo assinou até dezembro de 2026
Internacional brasileiro confessou que teve dificuldades em adaptar-se aos 'dragões', mas confessou que o clube portista lhe deu muito
Foi em janeiro de 2012 que Danilo aterrou em Portugal, para representar o FC Porto. Rotulado como uma grande promessa, o lateral-direito levou os dragões a desembolsarem 18 milhões de euros para garantirem a sua contratação.
No entanto, os primeiros tempos na Invicta não foram fáceis. Com apenas oito jogos na segunda metade da época 2011/12, Danilo não convenceu os adeptos, que o começaram a criticar. 13 anos depois, o internacional brasileiro recordou esse período, em entrevista ao Più Podcast.
«Aos 20 anos, fui para o FC Porto por três anos e meio, e foi difícil, ainda que tenha começado a ganhar dinheiro e a ter uma vida tranquila. Fui comprado por 18 milhões de euros, estava entre os mais caros da história do clube. No primeiro ano, não conseguiu estar à altura das expetativas e os adeptos contestaram-me», começou por dizer, confessando que pensou em regressar ao país natal.
«Pensava todos os dias em voltar para o Brasil, onde já tinha jogado numa equipa importante e na seleção nacional, mas, para tornar-me num jogador verdadeiramente importante, não podia voltar. Queria mais alguma coisa, por isso, comecei a ver os jogadores mais experientes, que jogavam sempre bem, e foi a minha sorte», prosseguiu.
Danilo revelou que a principal diferença que encontrou em Portugal foram as sessões de treino: «No Brasil, eu chegava aos treinos cinco minutos antes do início, mas, em Portugal, tinha de chegar uma hora e meia antes, e não percebia porquê. Esperava, com o telemóvel na mão... Os jogadores mais importantes, por outro lado, encontravam sempre algo para fazer, entre ginásio e fisioterapia, por isso, comecei a fazer o mesmo, quase por inércia.»
«Eles treinavam como se fosse um jogo, e eu aprendi que também tinha de o fazer. O FC Porto deu-me muito. e, após o primeiro ano, comecei a jogar bem», concluiu o defesa, que, em três anos e meio, fez 141 jogos pelos azuis e brancos, com 13 golos e 14 assistências.
Danilo marcou uma era no FC Porto, onde conquistou dois campeonatos. Saiu em 2015, para o Real Madrid, a troco de 31,5 milhões de euros. Passou, ainda, por Manchester City e Juventus, antes de regressar ao Brasil, para representar o Flamengo, em 2025.
29 janeiro 2025, 19:23
Danilo assinou até dezembro de 2026