Daniel Sousa caracteriza o Vizela como «uma espécie de Brighton»
Daniel Sousa conseguiu colocar o Arouca no 7.º lugar. (HELENA VALENTE/ASF)

Daniel Sousa caracteriza o Vizela como «uma espécie de Brighton»

NACIONAL09.01.202418:13

Técnico teve uma afirmação curiosa no lançamento da partida desta quarta-feira, às 20h00, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Daniel Sousa guarda boas recordações da estreia pelo Arouca ao eliminar o Boavista na Taça de Portugal. A continuidade na prova volta a estar em jogo esta quarta-feira, na deslocação ao recinto do Vizela para a discussão da passagem aos quartos-de-final.

«Não vamos para Vizela jogar com calculismos nem com contenção. É um jogo diferente porque é a eliminar, mas vamos pôr em prática os nossos processos habituais. Não faz sentido andarmos a mudar os nossos comportamentos, pois temos um caminho definido a seguir. Temos de ser realistas e se queremos o objetivo de ir à fase seguinte temos de pôr em campo o melhor onze. Pode haver alterações, mas nunca será rodar jogadores por rodar», adiantou o treinador dos lobos quanto à estratégia para Vizela.

No lançamento da partida, o técnico caracterizou os processos de jogo vizelenses como idênticos aos do Brighton, uma das equipas-sensação da Premier League inglesa.

«O Vizela tem um novo treinador, com uma escola diferente da escola portuguesa de treinadores. É um treinador com ideias manifestamente distintas. A equipa apresenta dinâmicas parecidas com uma equipa inglesa que está a ser muito falada, o Brighton, tanto em termos de construção como de organização de jogo, o que é interessante ver uma equipa aplicar essas ideias na nossa Liga. Por isso, vai causar-nos alguns problemas diferentes a que vamos ter de responder», advertiu. 

Pronto para regressar à luta, num terreno onde o Arouca já empatou (2-2) para o campeonato, Daniel Sousa trabalhou a equipa focado no único resultado esperado que é a passagem à fase seguinte da prova-rainha. 

«Vizela é sempre um campo difícil, mas estamos no caminho correto e a derrota (0-3) diante do Benfica não nos afetou. É um jogo a meio da semana, mas organizamos o nosso processo e isso diminui o impacto negativo de uma derrota. Vamos jogar para estar na fase seguinte», afirmou.

Para a eliminatória em Vizela, certo é o regresso de Thiago Rodrigues à baliza. Em dúvida, por razões físicas, estão ainda Vitinho e Weverson. Quaresma, Rafael Fernandes, Pedro Moreira e Busquets estão fora das opções, assim como reforço Yanis Hamache, ainda impedido por motivo de atraso na chegada no certificado internacional.