«Claro que o objetivo é ganhar o Europeu»

Sub-21 «Claro que o objetivo é ganhar o Europeu»

NACIONAL08.06.202314:14

A presente temporada foi inesquecível para Celton Biai, que no espaço de semanas se estreou na Liga e logo no Estádio da Luz, casa do Benfica, que se sagraria campeão nacional, e também em estágios da seleção principal de Portugal, quando Roberto Martínez decidiu promovê-lo numa opção de recurso que permitiu ao jovem integrar a convocatória para os jogos perante Liechtenstein e Luxemburgo, de apuramento para o Euro-2024.

Se estes feitos poderiam parecer, por si só, impressionantes, o guardião ainda se prepara para participar no Europeu sub-21, cuja edição de 2023 terá lugar na Geórgia e na Roménia, entre 21 de junho e 8 de julho. Uma época de sonho, ao alcance de poucos…

«Dizendo as coisas assim, acho que sim, mas agora o foco está no Europeu. A época ainda não acabou para mim e acho que o balanço da época é apenas fruto do meu trabalho», reconheceu o jogador do Vitória de Guimarães, que elogiou a capacidade de todos os guardiões chamados por Rui Jorge – Samuel Soares (Benfica) e Francisco Meixedo (FC Porto) também integram a convocatória.

«Acho que a este nível sub-21, se formos olhar para todas as seleções, acho que todos estes jogadores, que trabalham a este nível como é o nosso caso, trazem muita segurança à equipa, como podemos ver, pois fomos os escolhidos pelo treinador», atestou, confirmando uma competição saudável entre os três por um bem maior.

«A luta aqui não é pela baliza. O foco dos três – falo por mim, mas de certeza que é também o mesmo objetivo dos meus colegas – é ajudar o grupo nesta competição. É claro que o objetivo é sempre ganhar o Europeu, mas para isso precisamos de pensar jogo a jogo, o objetivo é esse. Jogo a jogo, vamos pensar em ir mais longe», apontou o guardião, crente de que Portugal poderá bater os fortes adversários que terá pela frente na corrida pelo título no Europeu sub-21.

O momento é solene, mas Celton Biai não se atemoriza apesar de reconhecer que um Europeu ao mais alto nível poderá marcar positivamente a sua carreira. «Pode ser uma ajuda, mas acho que irei pensar nisso apenas depois do torneio», explicou, instantes antes de seguir para o relvado para realizar mais um treino.

Na sessão de trabalho que teve lugar na manhã desta quinta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, não participaram Francisco Conceição, que realizou tratamento à lesão que contraiu anteriormente e ainda em representação do Ajax, e Fábio Vieira, que havia sido autorizado a juntar-se ao estágio mais tarde e apenas se apresentará na próxima quarta-feira. 

No dia seguinte, Portugal rumará à Geórgia, onde realizará os três desafios referentes ao Grupo A ao defrontar a estreante seleção anfitriã a 21 de junho, os Países Baixos, campeões por duas ocasiões, a 24 e, por fim, a Bélgica, no próximo dia 27.

Além de um inédito título europeu, a equipa nacional sub-21 ainda discute uma das três vagas existentes para os Jogos Olímpicos de 2024, excluindo desde logo a França, já qualificada como anfitriã no certame, e a Inglaterra, que se apresentará, como habitualmente, enquanto Grã-Bretanha.