25 abril 2025, 14:28
Anselmi e os castigos da noitada: «Regulamentos não medem compromisso»
Técnico do FC Porto confirmou castigos, com os quais concorda, mas garantiu que analisa o compromisso dos jogadores
Treinador do FC Porto fez a antevisão ao duelo na Reboleira, da ronda 31 da Liga
Martín Anselmi projetou o encontro do FC Porto frente ao Estrela da Amadora, relativo à jornada 31 do campeonato, esta sexta-feira, na sala de imprensa do Olival.
«O Estrela é um equipa que estará comprometida até ao final, quer os três pontos. É um campo complicado, que quer a vitória em casa. Para nós não muda nada, o importante é mostrarmos a nossa essência, são quatro finais para cumprirmos os objetivos.»
25 abril 2025, 14:28
Técnico do FC Porto confirmou castigos, com os quais concorda, mas garantiu que analisa o compromisso dos jogadores
«Gostaria de fazer uma reflexão sobre a pergunta. É, obviamente, uma pergunta inevitável e tema inevitável, foi assunto público. Creio que este tipo de episódios me levam a diferentes reflexões porque, como líder de um grupo, tens de tomar uma postura clara. Por um lado, o FC Porto, como qualquer instituição, como qualquer empresa, tem um regulamento. Esse regulamento, evidentemente, não se cumpriu e, a partir daí, tal como num jogo se marca uma falta, aqui aplicou-se uma multa com diferentes níveis tendo em conta a 'falta' que foi cometida. Parece-me bem, é para isso que existem regras. Aquelas regras têm a ver com responsabilidades. Os jogadores têm análise de vídeo. Que regulamento mede se um está a ver e se outro está desatento? Os regulamentos não medem compromisso. Então, da minha parte, interessa-me que, quando falamos de compromisso... não é com Martín Anselmi, é com o FC Porto, com os adeptos, com a profissão, com o lugar de privilégio que temos e com os colegas. Acredito que a equipa é o mais importante. Ser parte de uma equipa leva-te a fazer coisas que não gostas de fazer pelo bem da equipa. Mas também deixas de fazer coisas que queres fazer pelo bem da equipa. No final, este tipo de episódios, que acontecem muitas vezes, levam a que a equipa perca o foco daquilo que tem de ter: o adversário do fim de semana. Não meço o dinheiro dos jogadores. Meço o compromisso. O que tenho de fazer como líder é refocar o grupo no jogo do fim de semana. É disso que se trata. No FC Porto, não há espaço para quem não esteja comprometido.»
25 abril 2025, 14:35
Treinador dos dragões afirma que «está tudo publicado»
«Está tudo publicado... O tema está fechado. A convocatória saberão dentro das próximas horas.»
«É uma geração de seres humanos e com a velocidade que se vive hoje, pensa-se pouco. Também penso como pai, fui criado de uma forma e não crio os meus filhos como me criaram a mim, porque o mundo muda. Tínhamos valores muito firmes, tento inculcar os mesmos valores, mas neste mundo vive-se a grande velocidade. Agora não tem de se esperar para nada, nem para ver um programa de televisão. As coisas custam. Antes o meu pai dizia-me que tinha de me esforçar, de lutar pelo que queria... Nasci com isto, tento passar isso aos meus filhos e estes jogadores não são meus filhos. Cada ação que temos na vida traz consequências, boas ou más. Entendo o contexto e onde estou, é determinante perceber isso. O privilégio de defender estas cores traz obrigações, responsabilidades e compromisso. Há que entender e contextualizar a sorte que temos.»
«Somos sensíveis a isso. É o nosso capitão e tem sido excecional. A equipa tem estado com mentalidade de p*** madre, desculpem a expressão, com garras de chegar ao próximo jogo e ganhar. Esse tema é só ruído. Sabemos o que temos de fazer. Uma coisa não afeta a outra. Estamos preparados. Nada disso afeta o nosso seio desportivo, quero deixar claro.»
«Não vamos comparar. Há momentos. O Zé Pedro tem treinado sempre, já esteve no onze, já saiu. Lutou para ganhar um lugar. O Zé Pedro é um grande exemplo para todos os desportistas.»
«Além da religião e de ser argentino, o Papa Francisco foi um líder. Deixou muitas aprendizagens como líder, o mundo perdeu um grande líder.»