Casa Pia: Regresso à ‘ficha limpa’ é a meta de Baptista
Ricardo Batista esteve em grande destaque na baliza dos casapianos. (Foto: Mário Vasa/Global Imagens)

Casa Pia: Regresso à ‘ficha limpa’ é a meta de Baptista

NACIONAL25.03.202418:01

Guardião manteve-se titular incontestável com todos os treinadores que passaram pelo comando em Pina Manique; em Vizela, apostará em terminar sem golos sofridos após duas derrotas consecutivas

Depois de ter cumprido folga no fim de semana, o Casa Pia inicia, na tarde desta segunda-feira, o microciclo de preparação para a deslocação a Vizela, que terá lugar no próximo domingo e para o qual os gansos apresentam um objectivo prioritário e outro anexo.

A administração dos lisboetas decretou silêncio absoluto na última semana e meia, após a derrota caseira com o Benfica (1-0) e o foco no regresso às vitórias frente a um rival direto na luta pela permanência, como é o caso dos vizelenses.

A prioridade passa por colocar termo à sequência de três jogos sem vencer (empate frente ao Gil Vicente e derrotas frente a Estrela da Amadora e Benfica) e, de preferência, com a baliza inviolada. E, para isso, contam com o veterano Ricardo Baptista na baliza.

O guardião foi um dos (poucos) jogadores para os quais nada mudou com as mudanças técnicas operadas ao longo da temporada: fosse com Filipe Martins, com Pedro Moreira ou, mais recentemente, com Gonçalo Santos, a sua posição de titular é incontestável.

Aos seus concorrentes, Daniel Azevedo, Lucas Paes e ainda o júnior Afonso Monteiro, Ricardo Baptista apenas deixou quatro jogos na presente temporada, nos quais não participou, e todos eles realizados por Lucas Paes, que ainda disputou os últimos minutos da receção ao Famalicão, quando o habitual titular foi expulso. No total, disputou 28 partidas num total de 34 realizadas pelo Casa Pia em todas as competições, seguindo a tendência das três épocas anteriores.

Em Pina Manique, o veterano guardião de 37 anos cumpriu 34 jogos num universo de 41 em 22/23, já com a equipa lisboeta a disputar a Liga principal, à imagem do que havia sucedido no período em que os gansos disputavam a Liga 2: 33 jogos em 40 possíveis em 21/22 e ainda 23 em 36 na primeira época ao serviço do clube. No total, Ricardo Baptista soma 118 jogos em pouco mais de três épocas, num máximo possível de 151, o que reflete bem a sua influência no clube.

Depois de um início sensacional de Gonçalo Santos pelo comando técnico do Casa Pia, com três jogos sem sofrer qualquer golo – vitórias por 1-0 sobre o Arouca e 2-0 sobre o Vitória de Guimarães e um nulo com o Gil Vicente – a defensiva casapiana, que tem tido em Baptista na baliza e Duplexe Tchamba, Fernando Varela e Nermin Zolotic as suas referências como trio de centrais, espera retomar os tempos de ficha limpa em Vizela. Salvo algum imprevisto, as redes estarão por conta do luso-angolano.

Também lhe poderá interessar: «O aquecimento no Casa Pia-Arouca»