Casa Pia: Pablo Roberto falhou Portimão por precaução e corre para o FC Porto
Pablo Roberto, do Casa Pia, conduz a bola em jogo pela Liga de futebol. Foto: Pedro Loureiro/Avant Sports

Casa Pia: Pablo Roberto falhou Portimão por precaução e corre para o FC Porto

NACIONAL16.04.202415:05

Médio brasileiro sofreu pancada num joelho durante a última semana e falhou a última jornada para preservar a sua condição física; deverá estar apto para a receção ao FC Porto

A jornada do passado fim de semana colocou ao Casa Pia uma deslocação a um rival direto na luta pela manutenção na Liga, o Portimonense, com uma grande surpresa no seu onze inicial: de forma inesperada, Pablo Roberto, um dos nomes de maior nomeada e rendimento no seio do plantel dos lisboetas, saltou diretamente do onze inicial para a bancada. A ausência do brasileiro foi inesperada e no seu lugar surgiu Yuki Soma, que teve impacto positivo na partida.

O japonês marcou o primeiro golo dos gansos e até foi eleito homem do jogo, tanto para A BOLA como para a Liga de Clubes, e supriu uma herança que, à primeira vista, poderia ser complicada de receber. Felizmente para Gonçalo Santos e o conjunto lisboeta, a ausência de Pablo Roberto foi apenas circunstancial numa ação de prevenção por parte do treinador quando foi informado de que o brasileiro se encontrava limitado por um problema físico ligeiro.

O médio multifunções do Casa Pia, que tem nas últimas semanas alinhado no lado direito do ataque, sofreu queixas num joelho nos dias antecedentes à deslocação da equipa ao Algarve, resultantes de uma pancada que sofreu durante a semana e a equipa técnica decidiu não arriscar a sua utilização e arriscar agravar o problema sob pena de, aí sim, forçar uma possível lesão e perder o jogador para as semanas seguintes, que colocarão as últimas jornadas da Liga, que poderão ditar a permanência nos gansos no principal escalão.

A condição física de Pablo Roberto foi preservada para que esteja na plenitude das suas capacidades e possa reintegrar a equipa titular na receção ao FC Porto, marcada para o próximo domingo. Quanto à posição que irá ocupar…essa permanece em dúvida, provavelmente até para o seu treinador, Gonçalo Santos, que por esta altura pensará que qualidade nunca será em demasia e equacionará a melhor posição para entregar ao brasileiro, que poderá regressar ao meio-campo.

Casa Pia: Pablo Roberto regressou às origens e é opção a dobrar

10 março 2024, 17:54

Casa Pia: Pablo Roberto regressou às origens e é opção a dobrar

Face à lesão de Rafael Brito e ao castigo de Neto, brasileiro voltou ao centro do terreno, onde começou a competir na sua chegada a Pina Manique; brilhou como extremo em Guimarães e aguarda decisão do treinador para a receção ao Benfica, no domingo

A boa resposta deixada por Soma em Portimão sobre o lado direito e a confiança existente em Nuno Moreira, habitual titular no lado esquerdo, e Rúben Lameiras, opção para os dois flancos, criam a possibilidade de Pablo Roberto voltar a atuar na intermediária, voltando às funções que desempenhava para com os antecessores de Gonçalo Santos, Filipe Martins e Pedro Moreira. A confirmar-se esta situação, Telasco Segovia, titular nos últimos três desafios, pode ter o seu lugar ameaçado e ser relegado ao banco.

Pablo Roberto, recorde-se, é atualmente o segundo melhor marcador da equipa – terceiro, se ainda for contabilizado Clayton, que rumou ao Vasco da Gama há já algumas semanas e ainda permanece como o jogador com mais golos em toda a época dos gansos, com 12 golos marcados. O camisola 80 conta com quatro golos, num total de 29 partidas realizadas, com uma influência que o tornará numa escolha mais que provável para enfrentar o FC Porto, já este fim de semana.