Capel não esquece o Sporting: «Sentia-me como um ídolo»
Diego Capel, de leão ao peito (Helena Valente/ASF)

Capel não esquece o Sporting: «Sentia-me como um ídolo»

INTERNACIONAL17.11.202310:45

Antigo extremo considera Alvalade como uma segunda casa; tem como projeto futuro continuar ligado ao futebol

Um mês após ter anunciado o fim da carreira, Diego Capel, espanhol que passou pelo Sporting entre 2011 e 2015, fez um balanço do seu percurso no futebol numa entrevista que a Marca publicou esta sexta-feira, e, claro, o antigo extremo realçou a importância de ter jogado de leão ao peito. 

É a minha segunda casa. Acolheram-me como um mais... Sentia-me como um ídolo lá.

Questionado sobre o quanto lhe custa ouvir referir-se a si como um antigo jogador, Capel, de 35 anos, disse que ainda se está a habituar: «No final serei um jogador de futebol até morrer. É claro que quando se fecha uma era deixa-se de ser um jogador de futebol profissional para se tornar um ex-jogador... Interiormente, vou carregar o sentimento de ser jogador para o resto da minha vida. Isso nunca vai desaparecer. Sente-se um jogador de futebol desde o momento em que é uma criança até morrer.»

Capel durante um estágio do Sporting (Rui Raimundo/ASF)

Capel revelou que após ter anunciado o fim da carreira ainda recebeu uma proposta para continuar a jogar: «Passados dois ou três dias recebi uma oferta da América do Sul - Colômbia e bem paga -, que já não esperava, mas o meu tempo de jogador acabou. Já tinha pensava nisso há muito tempo. Era hora de dizer adeus e fazê-lo da melhor maneira: no dia 24 de outubro, dia da minha estreia na Primeira Divisão.»

O espanhol recordou o quão difícil foi sair do Sevilha: «Foi num momento de transição, entrou um novo treinador... No início não queria sair, mas surgiu uma proposta de Portugal. A conferência de Imprensa de despedida do Sevilha foi um dos dias mais difíceis da minha vida!» 

A conferência de Imprensa de despedida do Sevilha foi um dos dias mais difíceis da minha vida!

Até que o Sporting se tornou o segundo clube mais importante para Capel: «É a minha segunda casa. Acolheram-me como um deles. A primeira coisa que me disseram quando cheguei foi: 'Se você fizer o que sabe fazer, vai-se sentir um sportinguista'. Senti-me como um ídolo lá. Até hoje recebo mensagens deles. Os portugueses estão super agradecidos. Um dia as coisas podem dar errado, mas se você der tudo pelo emblema, são pessoas que sempre te carregam consigo. Ainda ser lembrado diz que deixei uma marca e isso é muito bom. É um título que não pode ser alterado.»

Capel sempre foi muito acarinhado pelos adeptos (Rui Raimundo/ASF)

Questionado sobre quais são os seus projetos para o futuro, Capel não quis levantar o véu, mas deixou entender que talvez possa regressarem breve: «É um palco que se fecha, quero passar tempo com a família, mas também gostaria de continuar ligado ao futebol de alguma forma. Gosto de comunicar e falar sobre a linguagem do futebol... Vamos ver para onde vou, mas é verdade que quero continuar, de uma forma ou de outra, porque o futebol tem sido a minha vida.»

Sporting assinala despedida de Diego Capel

24 outubro 2023, 13:21

Sporting assinala despedida de Diego Capel

Avançado espanhol anunciou final da carreira aos 35 anos; jogou de leão ao peito entre 2011 e 2015, tendo marcado 16 golos, e não esquece do Sporting: «Aquelas noites em Alvalade...»