Cristiano Ronaldo e Figo foram ‘responsáveis’ por Capel ter jogado no Sporting
Diego Capel (António Azevedo/ASF)

Cristiano Ronaldo e Figo foram ‘responsáveis’ por Capel ter jogado no Sporting

INTERNACIONAL30.10.202310:57

Espanhol, de 35 anos, revelou ter vivido momentos fantásticos de leão ao peito e que ainda hoje recebe mensagens de adeptos sportinguistas

Diego Capel anunciou, há praticamente uma semana, o fim da carreira, no dia em que assinalou o aniversário da sua estreia no principal escalão espanhol, pelo Sevilha, diante do Atlético de Madrid, há quase duas décadas, tinha então 16 anos. Em entrevista ao AS, recorda os tempos que passou no Sporting e revela o que o fez aceitar jogar de leão ao peito. 

Sporting assinala despedida de Diego Capel

24 outubro 2023, 13:21

Sporting assinala despedida de Diego Capel

Avançado espanhol anunciou final da carreira aos 35 anos; jogou de leão ao peito entre 2011 e 2015, tendo marcado 16 golos, e não esquece do Sporting: «Aquelas noites em Alvalade...»

Foi uma das etapas mais bonitas que já vivi... Ainda hoje recebo mensagens de carinho dos adeptos do Sporting 

Sobre o que o fez trocar o Sevilha pelo Sporting, Capel não hesitou: «Foi uma das etapas mais bonitas que já vivi. Vamos sempre com a incerteza em torno do que vamos encontrar ao sair de casa e sobretudo do país. De recordar que foi minha primeira experiência fora da Espanha. Falaram-me muito bem do clube e do grupo de extremos que eles lançaram, desde Figo a Cristiano Ronaldo e Nani. Isso alegrava-me. Sabia que poderia ser uma oportunidade muito boa para mim.»

Recorde-se que Capel chegou a Alvalade em 2011/2012, onde permaneceu até 2014/2015, tendo feito 143 jogos de leão ao peito, marcou 16 golos e fez 24 assistências. Foi um jogador que depressa conquistou os adeptos e revelou que ainda hoje sente esse afeto: «No tempo em que estive lá consegui conquistar o apreço dos adeptos. Ainda hoje recebo mensagens de carinho dos adeptos do Sporting, mesmo depois da minha retirada. Fizeram-me sentir em casa e creio que fui muito valorizado.» 

Capel fez parte de uma geração de ouro do Sevilha, jogou em Portugal, Itália, Bélgica, Malta, Grécia, foi internacional por Espanha, ganhou uma Taça do Rei, uma supertaça europeia e duas ligas Europa. Questionado sobre se teve uma boa carreira, o antigo extremo foi claro: «Não podia pedir mais. Nós que trabalhamos no futebol sonhamos em ser profissionais, mas se você também ganhar títulos e for internacional, isso é o melhor. Eu faria uma observação. Tive muita sorte e não posso pedir mais.»

Questionado sobre o futuro, Capel diz que, para já, vai ficar afastado do futebol, mas não definitivamente: «Tenho a ideia de descansar e desfrutar da minha família. Estou afastado há muito tempo e perdi algumas coisas. Mas gostaria de me manter ligado ao futebol. Tenho que ver como vou fazer. Mas, no fim das contas, o futebol tem sido a minha vida e quero continuar fazendo parte disso.»