Benfica: a conferência de Roger Schmidt na íntegra
Roger Schmidt Foto: Miguel Nunes/ASF

Benfica: a conferência de Roger Schmidt na íntegra

NACIONAL03.02.202415:10

Treinador do Benfica lançou este sábado no Seixal a partida com o Gil Vicente

— Quais são as expectativas para o jogo com o Gil Vicente?

— É uma boa equipa, está em bom momento da época, é uma equipa com ideias claras de jogo, são corajosos, acreditam neles, são tecnicamente evoluídos, venceram Portimonense e Vitória de Guimarães, mas nós também estamos num bom momento da época, temos confiança para fazer um jogo muito bom no nosso estádio e penso que precisamos de um jogo mesmo bom para ganharmos.

— Como avalia os reforços do Benfica?

— Temos de distingui-los, são muito diferentes, chegaram em diferentes momentos de forma, Marcos Leonardo já mostrou a sua qualidade. Mostrou ser muito bom futebolista, já tem boa ligação com  os colegas, o desafio para ele é estar a 100 por cento do ponto de vista físico para poder jogar de início. Marcos está a ir bem, Álvaro [Carreras] está a ir bem nos treinos, já jogou também alguns minutos, mas futuramente poderá igualmente jogar de início. Está a trabalhar bem, é um jogador capaz de entender rapidamente os comportamentos táticos, adapta-se rápido e estou ansioso por vê-lo em campo. Rollheiser vem mais ou menos de uma paragem, após o final da época na Argentina, jogou com o Estrela da Amadora para criar uma boa ligação com os companheiros, Prestianni é muito jovem, infelizmente lesionou-se e vai estar de fora nas próximas três semanas. Problema no tornozelo direito. Já mostrou nos treinos que é jogador muito importante para o futuro do Benfica. Estamos muito felizes que Neres, Bah e Casper [Tengstedt] estejam de volta, após lesões longas, esperamos que Bernat possa recuperar também, o desafio é trazê-los todos no momento certo para o campo, temos muitos jogos para diferentes competições e seja como for temos de vencer os jogos. Com Arthur Cabral Marcos [Leonardo] e agora o Casper [Tengstedt] de volta aos treinos,  temos opções para usar os jogadores certos no momento certo na nossa frente de ataque.

Sporting joga primeiro, que lhe parece?

— Não importa, precisamos de estar focados nos nossos jogos e espero uma corrida até ao último dia pelo Campeonato, todas as equipas estão muito fortes, Sporting está a ir muito bem, FC Porto a mesma coisa, SC Braga muito bem, todas as equipas são exigentes, estou muito focado, não me afeta se as outras equipas jogam primeiro e ganham ou se jogam depois. Não quero saber disso, sabemos que precisamos de muitos pontos para sermos campeões, é o nosso objetivo, o calendário é o que é, temos de aceitá-lo, não faz sentido pensar nisso porque não podemos mudá-lo.

— Aproxima-se calendário carregado, com jogos de Liga e não só, como irá gerir?

— Temos sempre de pensar em vários tópicos, mas estamos frescos, não é um problema, há alguns dias entre jogos, dois jogos fora não é tão fácil para os jogadores, pois têm de viajar e regressar, por isso estou sempre disponível para tomar as decisões certas para cada jogo. Creio que temos de usar todo o plantel nas semanas que se aproximam.

Marcos Leonardo já marcou três golos em quatro jogos (Foto: Miguel Nunes/ASF)

— Depois do mercado, Benfica tem plantel mais forte?

— Não posso responder a essa pergunta, temos de mostrá-lo em campo nos meses que se aproximam, estamos a ir bem, tivemos algumas mudanças, talvez mais do que aquelas que esperávamos, pois alguns jogadores queriam sair. Concordámos, foram boas transferências para jogadores e clube. Aproveitámos também algumas oportunidades no mercado para conseguirmos jogadores no inverno e não no verão, para os integrarmos mais rapidamente e darmos tempo para se habituarem a tudo no Benfica. Temos energia renovada, muitos jogadores com potencial para o futuro, equipa muito jovem, o equilíbrio na equipa é muito bom. Há potencial, o clube criou muito valor, há muito potencial para os jogadores crescerem e reforçarem o seu valor. Mas tudo a longo prazo. O desafio é ter os jogadores na melhor forma, para terem confiança e jogarem ao melhor nível, não é fácil porque não estamos na pré- época, mas têm de jogar por uma equipa que tem de ganhar títulos. Estou muito feliz com o meu plantel. É um desafio exigente integrar novos jogadores e jogadores que vêm de lesões, mas temos confiança.

Martim Neto está emprestado ao Gil e não joga por causa do regulamento, Paulo Bernardo está também a ir bem no Celtic. Como olha para esses casos?

— Estou feliz que Martim [Neto] esteja a ir bem no Gil Vicente, mas é a regra em Portugal, para mim é uma regra nova, em Portugal é diferente, mas aceito-a como é. Estou feliz por ele, teve uma lesão muito difícil. A ideia dos empréstimos é dar tempo de jogo, possibilidade de desenvolvimento, de ganhar confiança e se estão a ir bem serão sempre opções para o Benfica. É esse o sentido dos empréstimos. Temos visão geral dos jogadores emprestados pelo Benfica e no final da época teremos de tomar decisões. Mas em conjunto com os jogadores, pois temos de respeitar as suas ideias.