Benfica Autuori aprova Bento: «Está pronto para o Benfica»
Declara-se logo à partida, suspeito, afinal conheceu bem e contribuiu decisivamente para o salto de Bento para a titularidade do Athletico Paranaense. Mais do que isso, tornou-se muito depressa admirador do guarda-redes de 24 anos desejado pelo Benfica.
Paulo Autuori, 66 anos, agora treinador do Atlético Nacional, da Colômbia, com passagens marcantes em Portugal por V. Guimarães, Nacional, Marítimo e Benfica, conheceu um Bento «ainda garoto», acompanhou o crescimento dele e lançou-o na equipa principal do Athletico Paranaense só num duelo com o River Plate, da primeira mão dos oitavos de final da Taça dos Libertadores, na Arena da Baixada. «Foi, simplesmente, o melhor», recorda Paulo Autuori, com a memória bem viva dessa estreia que motivou muitos contactos de amigos de Brasil e… Portugal. E ri-se quando lhe perguntamos se conhece o interesse do Benfica, antes de dizer: «Tenho lido, tenho lido.»
«Sabe, quando cheguei ao Athletico, em 2016, ele tinha 16 anos. Já chamava muito a atenção e puxei-o para os treinos da primeira equipa. Sou suspeito, depois dos primeiros treinos comentei com as pessoas do Athletico que estava ali um grande guarda-redes, com futuro brilhante», começa por dizer Paulo Autuori. Bento começou a jogar com 21 anos, no jogo com o River Plate, por indisponibilidade do titular Santos e do suplente Jandrei, ambos então com Covid-19. «Esteve mesmo muito bem», vinca o treinador.
Esse jogo demonstrou, logo, um dos traços fortes de Bento. «Tem personalidade, personalidade forte. Tem muita confiança, uma autoconfiança sem ser soberba, porque é rapaz humilde, trabalhador de mais, competidor e profissional. Mantenho aquilo que disse, internamente, em 2016: tem, com certeza, uma carreira brilhante pela frente», prossegue Autuori.
O treinador esclarece que não falou com Bento nem com o Benfica sobre as últimas notícias. E não hesita em considerar que Bento está preparado para jogar na Luz. Atesta que é um guarda-redes «para os dias de hoje», ou seja, «bom no jogo com os pés e na reposição de bola», com a leitura certa para estar posicionado «bem alto» no terreno «para evitar qualquer transição longa do adversário». Depois, ainda analisando as características de Bento, «é excelente na baliza, ágil, com técnica e grande porte físico». Autuori assinala que o Athletico «tem uma escola de guarda-redes muito boa» e Bento, nessa tradição, «é muito forte no mano a mano com o avançado».
Paulo Autuori vinca que desconhece «os planos do Benfica» para Bento e recorda que «Vlachodimos renovou» o contrato recentemente. «Vejo Bento pronto para qualquer desafio. Vais chegar ao nível de grandes guarda-redes como Ederson ou Alisson», dispara, sem receio das palavras.
Autuori conta que «tem saudades eternas de Portugal» e está a pensar visitar o continente e Madeira no fim do ano. «Foram muitos anos aí, muitas amizades. É um País fantástico que está no meu coração. Mantenho contacto com muita malta. E a minha filha é portuguesa de nascimento», partilha o treinador, ainda reconhecido e acarinhado pelos adeptos dos clubes que treinou em Portugal. «Os adeptos do Benfica, como sabem, estão em todas as partes do mundo. Às vezes encontro-os e o carinho continua a ser enorme. Também sinto o mesmo dos madeirenses e dos adeptos do Vitória. Se Deus quiser, no final do ano estarei aí para rever amigos», remata.