15 novembro 2023, 19:00
Arouca: Daniel Sousa oficializado
Novo técnico já orientou o treino desta quarta-feira e vai estrear-se no banco arouquense no próximo dia 26, numa partida diante do Boavista, referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal
Depois do 1-1 registado no final do tempo regulamentar - golos de Cristo González e Bozenik, também o prolongamento chegou ao fim empatado (2-2) - tentos apontados por Pedro Santos e Bruno Lourenço; foi, por isso, necessário recorrer aos penáltis para encontrar o vencedor desta partida, sendo que, nesse particular, os arouquenses foram superiores e garantiram o apuramento para os oitavos de final da prova rainha
Final da partida! Arouca 2 Boavista 2 (4-3 após penáltis)
O Arouca levou a melhor no desempate por pontapés da marca da grande penalidade e carimbou o passaporte para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Vukotic remata para defesa de Thiago Rodrigues. 4-3.
Milovanov marca. 4-3.
Makouta marca. 3-3.
Bukia marca. 3-2.
Filipe Ferreira remata para defesa de Thiago Rodrigues. 2-2.
Rafa Mújica marca. 2-2.
Bruno Lourenço marca. 1-2.
Eboué Kouassi marca. 1-1
Tiago Morais marca. 0-1.
Pedro Santos remata para defesa de João Gonçalves. 0-0
Desempate por penátis:
Final do prolongamento! Arouca 2 Boavista 2
A eliminatória entre arouquenses e boavisteiros vai ser decidida no desempate por pontapés da marca da grande penalidade.
120+1': Grande oportunidade para o Arouca! Livre direto de Rafa Mújica com a bola a embater com estrondo na barra da baliza de João Gonçalves.
Dois minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte do prolongamento.
120': Cartão amarelo a Vukotic (Boavista).
119': Remate de meia distância de Pedro Santos para defesa segura de João Gonçalves.
112': Substituição no Arouca, com a saída de David Simão para a entrada de Oriol Busquets.
110': Cartão amarelo para Pedro Santos (Arouca).
108': Joel Pinho e Fary, diretores desportivos de Arouca e Boavista, respetivamente, expulsos pelo árbitro da partida.
Golo do Boavista! 2-2
Bruno Lourenço aproveitou uma bola que lhe apareceu a pingar à frente, já no interior da área, e atirou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza de Thiago Rodrigues. Está restabelecida a igualdade em Arouca.
Início da segunda parte do prolongamento!
Será o tudo por tudo do Boavista para tentar chegar, no mínimo, ao empate.
Intervalo do prolongamento! Arouca 2 Boavista 1
Foi mesmo no dealbar da primeira parte do tempo extra que o Arouca voltou à vantagem no marcador. Pedro Santos, de penálti, colocou os lobos da Serra da Freita mais perto dos oitavos de final da Taça de Portugal. Restam 15 minutos ao Boavista para impedirem este cenário...
Golo do Arouca! 2-1
Pedro Santos, chamado à conversão do castigo máximo, rematou colocado, junto ao poste direito da baliza de João Gonçalves. O guarda-redes do Boavista ainda adivinhou o lado, mas não conseguir impedir o golo do número 89 dos arouquenses.
105+3': Penálti para o Arouca! Livre batido por Pedro Santos, do lado esquerdo, e corte com a mão de Vukotic dentro da área.
105+2': Cartão amarelo a Berna Conceição (Boavista).
Dois minutos de tempo adicional mínimo para a primeira parte do prolongamento.
102': Dupla substituição no Boavista, com as saídas de Salvador Agra e Seba Pérez para as entradas de Berna Conceição e Ibrahima Camará.
97': Cavalgada impressionante de Onyemaechi pela esquerda, sendo que o nigeriano, já perto do bico da grande área arouquense, percebeu que estava desacompanhado neste ataque rápido e tentou a sua sorte, com um remate forte, mas defendido de forma eficaz por Thiago Rodrigues.
95': Cartão amarelo a Trezza (Arouca).
Início da primeira parte do prolongamento!
Foi a equipa da casa que deu o pontapé de saída para estes primeiros 15 minutos do tempo extra.
Final do tempo regulamentar! Arouca 1 Boavista 1
Os 90 minutos não foram suficientes para que fosse conhecida a última equipa que terá direito a seguir em frente na Taça de Portugal. Arouquenses e boavisteiros chegaram ao final do tempo regulamentar empatados a uma bola - golos de Cristo González e Bozenik - e, dessa forma, vai haver tempo extra na Serra da Freita. Caso os 30 minutos que aí vêm não sejam suficientes para se encontrar um vencedor, então a eliminatória seguirá mesmo para o desempate por penáltis.
Sete minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.
90': Substituição no Arouca, com a saída de Morlaye Sylla para a entrada de Trezza.
87': Bruno Lourenço, já na área, descaído para o lado direito, puxou para dentro e tentou o remate em jeito, de pé esquerdo, mas a bola ganhou muita altura e saiu por cima da barra da baliza defendida por Thiago Rodrigues.
85': Dupla substituição no Boavista, com as saída de Martim Tavares (lesionado) e Bozenik para as entradas de Jeriel De Santis e Vukotic.
80': Livre batido por Pedro Santos, na meia esquerda, desvio de cabeça de Makouta, para trás, mas João Gonçalves, atento, socou a bola e evitou males maiores.
78': Cartão amarelo a Bozenik (Boavista).
77': Pontapé de canto batido por Pedro Santos, do lado direito, e Tiago Esgaio, à entrada da pequena área, cabeceia para defesa segura de João Gonçalves.
71': Martim Tavares não se intimidou com a pressão de Tiago Esgaio e, à entrada da área, tentou a sua sorte, mas Thiago Rodrigues, atento, esgueirou-se ao relvado e encaixou o esférico.
67': Dupla substituição no Arouca, com as saídas de Jason e Cristo González para as entradas de Bukia e Pedro Santos.
65': Bozenik a ameaçar o bis... Cruzamento da direita de Salvador Agra e o remate de primeira do ponta de lança internacional eslovaco para defesa atenta de Thiago Rodrigues.
Golo do Boavista! 1-1
Assistência perfeita de Seba Pérez e Bozenik, já dentro da área, encarou Thiago Rodrigues e rematou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza arouquense. Está restabelecida a igualdade na Serra da Freita.
60': Remate forte de Tiago Morais, mas ao lado do poste esquerdo da baliza de João Gonçalves.
58': Cartão amarelo Milovanov (Arouca).
56': Substituição no Boavista, com a saída de Rodrigo Abascal para a entrada de Martim Tavares.
54': Fábio Melo, árbitro da partida, dirige-se ao banco do Boavista e mostra cartão amarelo a Fary, diretor desportivo dos axadrezados.
48': Cartão amarelo a Bruno Lourenço (Boavista).
46': Cartão amarelo a Chidozie (Boavista).
46': Substituição no Boavista, com a saída de Pedro Malheiro para a entrada de Filipe Ferreira.
Início da segunda parte!
O Arouca deu o pontapé de saída nesta etapa complementar.
Estão 926 espectadores no Estádio Municipal de Arouca.
Intervalo! Arouca 1 Boavista 0
Os lobos da Serra da Freita vão para o descanso em vantagem, fruto de um golo de Cristo González, aos 40 minutos. O avançado espanhol arrancou com a bola controlada na zona frontal, não cedeu à pressão de Seba Pérez, primeiro, e de Chidozie, depois, e, à entrada da área, atirou para o fundo das redes da baliza de João Gonçalves. Antes disso, porém, até tinha sido o Boavista a estar mais perto do golo. E por duas ocasiões. Logo a abrir, um cabeceamento de Chidozie tirou tinta ao poste esquerdo da baliza de Thiago Rodrigues. Depois disso, e poucos instantes antes do tento arouquense, Tiago Morais, com um remate em arco, atirou à barra! O jogo está longe de ser espetacular, mas o resultado está completamente em aberto. Deste duelo, recorde-se, sairá a última equipa que vai constar do sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal.
45': O Arouca 'cheirou' o segundo... Excelente cruzamento da direita de Jason e quando Rafa Mújica se preparava para atacar a bola para visar a baliza de João Gonçalves, apareceu um corte absolutamente providencial de Chidozie, que cedeu canto. O defesa-central dos boavisteiros tirou, literalmente, o pão da boca ao ponta de lança arouquense.
Golo do Arouca! 1-0
Cristo González recuperou a bola em zona adiantada, suportou a pressão de Seba Pérez e de Chidozie e já à entrada da área remata rasteiro e colocado para o fundo das redes da baliza de João Gonçalves, que bem se estirou, mas não conseguiu impedir o golo do avançado espanhol dos arouquenses.
38': Cartão amarelo a Eboué Kouassi (Arouca).
37': Cartão amarelo a Tiago Morais (Boavista).
35': Grande oportunidade para o Boavista! Tiago Morais, ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, rematou em arco, mas viu a barra da baliza de Thiago Rodrigues negar-lhe o golo.
22': Passe de Cristo González e remate de Morlaye Sylla, em posição frontal, ainda de fora da área, com a bola a sair por cima da barra defendida por João Gonçalves.
18': Cartão amarelo a Onyemaechi (Boavista).
15': Tentativa de aproximação do Arouca à baliza do Boavista, na circunstância, com um cruzamento da direita de Jason à procura de Rafa Mújica, no coração da área, mas João Gonçalves, atento, saiu dos postes e encaixou.
13': Cruzamento da direita de Pedro Malheiro com Tiago Morais, ao segundo poste, a tentar o cabeceamento para a baliza arouquense, mas Milovanov, bem posicionado, consegue a interceção e cede canto.
4': Grande oportunidade para o Boavista! Cruzamento da esquerda de Bruno Lourenço e cabeceamento de Chidozie a rasar o poste esquerdo da baliza de Thiago Rodrigues.
Início da partida!
Rola a bola no Estádio Municipal de Arouca. O pontapé de saída foi dado pelo Boavista, que se apresenta com o seu equipamento tradicional. O Arouca joga com um dos seus equipamentos alternativos, no caso, de camisola azul e calção branco.
Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de José Luís Tavares, antigo árbitro e também antigo presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.
Mesmo que bastante despidas de público, as bancadas do Estádio Municipal de Arouca têm, naturalmente, as falanges de apoio de ambas as equipas. Os sócios e simpatizantes dos arouquenses estão situados na bancada central, os aficionados dos boavisteiros estão do outro lado.
Noite muito fria em Arouca. O relvado do municipal arouquense apresenta, aqui e ali, algumas 'peladas' e nas bancadas há muitas cadeiras vazias. Pouco público para este embate entre Arouca e Boavista.
Boavista (titulares): João Gonçalves; Pedro Malheiro, Chidozie, Rodrigo Abascal e Onyemaechi; Seba Pérez (C) e Gaius Makouta; Salvador Agra, Bruno Lourenço e Tiago Morais; Bozenik
Boavista (suplentes): Tomé Sousa, Ibrahima Camará, Masaki Watai, Joel Silva, Vukotic, Filipe Ferreira, Jeriel De Santis, Martim Tavares e Berna Conceição
Boavista (treinador): Petit
Arouca (titulares): Thiago Rodrigues; Milovanov, Galovic, Javi Montero e Tiago Esgaio; Eboué Kouassi, Morlaye Sylla e David Simão (C); Jason Remeseiro, Rafa Mújica e Cristo González
Arouca (suplentes): Arruabarrena, Alfonso Trezza, Miguel Puche, Matías Rocha, Oriol Busquets, Yaw Moses, Benji Michel, Bukia e Pedro Santos
Arouca (treinador): Daniel Sousa
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto); Assistentes: André Dias e Inácio Pereira; 4.º Árbitro: Ricardo Moreira
Já há equipas oficiais!
Do lado do Boavista, Petit confessou estar à espera de um jogo difícil diante do Arouca, mas, ainda assim, também não se coibiu de afirmar que a sua equipa está pronta para inverter o ciclo negativo de resultados.
Na projeção a esta partida, Daniel Sousa não escondeu que gostava de entrar bem nas novas funções e, dessa forma, fazer um percurso na Taça de Portugal. O técnico salientou também a qualidade de trabalho dos seus jogadores desde que chegou ao emblema da Serra da Freita.
Este duelo (além de importante) é especial para Daniel Sousa. Trata-se da estreia oficial do novo treinador do Arouca, que ocupou a vaga deixada em aberto por Daniel Ramos. A apresentação de Daniel Sousa foi no passado dia 15, mas como as competições nacionais estiveram paradas devido aos compromissos das seleções, apenas hoje o técnico vai poder, finalmente, orientar os lobos da Serra da Freita. Além disso, refira-se, a Taça de Portugal é uma prova especial para Daniel Sousa que, enquanto adjunto de André Villas-Boas, no FC Porto, na época 2010/2011, conquistou o troféu.
15 novembro 2023, 19:00
Novo técnico já orientou o treino desta quarta-feira e vai estrear-se no banco arouquense no próximo dia 26, numa partida diante do Boavista, referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal
Arouca e Boavista vão a jogo (20 horas) sabendo que só um pode garantir o bilhete para os oitavos de final da Taça de Portugal. Ambas as equipas estão numa fase negativa da época (arouquenses vêm de quatro derrotas consecutivas, boavisteiros de três) e uma delas conseguirá sorrir esta noite. Sim, porque mesmo que o duelo dê empate, haverá prolongamento e, se necessário, penáltis. O que significa que haverá um vencedor, com todo o efeito psicológico que isso poderá trazer para o futuro. A BOLA vai acompanhar todas as incidências deste duelo entre duas equipas de Liga... na Taça, e, como sempre, contamos consigo. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!